27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:483-2


Poster (Painel)
483-2SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO POR BACTÉRIAS ASSOCIADAS A PLANTAS DE Atriplex nummularia L. CULTIVADAS EM SOLOS SALINOS
Autores:Silva, F. G. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Santos, I. B. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Diniz, P. S. D. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Farias, A. R. B. F. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Sobral, J. K. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Freire, M. B. G. S. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Os micro-organismos do solo influenciam diretamente a fertilidade e a produtividade das culturas, existindo grande participação dos mesmos no ciclo do fósforo, transformando e disponibilizando-o para as plantas, através da solubilização de fosfato inorgânico, além disso, existe a possibilidade da associação de micro-organismos com plantas cultivadas em solos salinos, contribuindo com o desenvolvimento do vegetal neste ambiente. Objetivou-se selecionar e avaliar bactérias solubilizadoras de fosfato inorgânico na ausência e presença de NaCl em relação ao tempo. Para analisar a capacidade em solubilizar fosfato inorgânico, as bactérias foram inoculadas em meio de cultura sólido contendo fosfato insolúvel, o fosfato de cálcio bibásico, e logo depois incubadas a 28°C. A presença de área clara, ao redor das colônias bacterianas, indicam a solubilização do fosfato. Em seguida foi calculado o índice de solubilização (IS), expressado pela relação do diâmetro médio do halo de solubilização pelo diâmetro médio do halo da colônia. Foram avaliadas 71 linhagens bacterianas provenientes do isolamento de duas áreas (experimento de Serra Talhada e Ibimirim) associadas as plantas de Atriplex, de solo com e sem cultivo; endofíticos de raiz e folha. Foi observada a solubilização de fosfato nas concentrações de 0% e 5 % de NaCl; e em relação ao tempo, fazendo leituras com 3 e 6 dias após a inoculação. Pode-se observar que na ausência de NaCl aos 3 dias de cultivo, teve uma solubilização de 50% das linhagens, considerando o maior número de linhagens positivas na área do experimento de Serra Talhada, no nicho endofítico de raíz, enquanto que, com 6 dias de cultivo, teve um maior número de solubilizadores, em torno de 75 % das linhagens foram consideradas positivas, tendo destaque: solo sem cultivo, endofíticos de raiz e folha, em ambas as áreas. Com os isolados testados com 5 % de NaCl em 3 dias de cultivo, não houve solubilização em nenhuma das áreas e nichos, enquanto que na leitura com 6 dias de cultivo, teve uma solubilização de 24% das linhagens, destacando-se os endofíticos de raiz e folha. Portanto, pode ressaltar que em ambas as áreas, nichos, concentrações de NaCl e dias de cultivo, existiram solubilizadores de fosfato, o que indica a existência de bactérias halotolerantes à salinidade. Havendo uma predominância maior de solubilizadores endofíticos nas plantas de Atriplex , o que pode está associado a uma proteção dos micro-organismos, possibilitando benefícios ao vegetal.