27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:483-1


Poster (Painel)
483-1BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS ASSOCIADAS A PLANTAS DE Atriplex nummularia L.: ISOLAMENTO, PRODUÇÃO DE ÁCIDO INDOL ACÉTICO E FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO
Autores:Silva, F. G. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Santos, I. B. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Souza, A. J. S. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Pereira, E. P. A. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Sobral, J. K. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Freire, M. B. G. S. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

A Atriplex é considerada uma halófita autêntica que sobrevive em ambientes extremamente salinos, desse modo, esta planta deve estar associada a micro-organismos capazes de promover o crescimento vegetal por diferentes mecanismos, como a fixação biológica de nitrogênio, produção de ácido indol acético, entre outros. Objetivou-se com esse trabalho, isolar bactérias em meio de cultura rico em cloreto de sódio e selecionar bactérias quanto à produção de ácido indol acético e fixação biológica de nitrogênio. Foram isoladas bactérias associadas a solo cultivado e sem cultivo; solo rizosférico e endofítico de folha, provenientes de duas áreas (Serra talhada e Ibimirim) com experimentos de plantas de Atriplex. As bactérias foram isoladas em meio TSA (Triptone Soy Agar) acrescido de 5% de NaCl e logo após foi estimada a densidade populacional bacteriana. Para seleção e quantificação da produção de ácido 3-indol acético, as bactérias foram inoculadas em meio líquido TSA suplementado com L-triptofano, sendo mantidos em agitação constante, e logo após realizou-se uma reação que foi submetida à leitura da absorbância em espectrofotômetro, com comprimento de onda de 530 nm. A fixação biológica de nitrogênio foi avaliada em meio semi-sólido (NFb), com ausência de nitrogênio, onde a formação de um halo de crescimento bacteriano de cor clara, no interior do meio de cultura, indica a capacidade de FBN. Observou-se na densidade populacional bacteriana, em ambas as áreas e nos diferentes nichos, uma variação de 102 a 107 UFC.g-1 de solo ou g-1 de tecido vegetal fresco. Entretanto, a densidade populacional das bactérias do solo rizosférico foi superior aos demais nichos. Foram avaliados 21 isolados bacterianos provenientes dos nichos supracitados e endofíticos de raíz, em relação à produção de AIA e FBN. Na produção de AIA, os isolados do solo cultivado, endofítico de raíz e folha tiveram destaque, enquanto que as linhagens do solo sem cultivo foi quantificada uma baixa produção desse hormônio. Em relação a FBN, ocorreu alta fixação nas linhagens bacterianas testadas, variando em torno de 70%, tendo destaque com alta frequência as bactérias do nicho de endofítico de raiz. Conclui-se que existem bactérias halotolerantes associadas às plantas de Atriplex, capazes de fixar N2 e produzir AIA, principalmente em interações mais próximas com as plantas, podendo ainda, promover uma melhoria na qualidade de solos salinos com o cultivo desta planta associando a microbiota.