27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:481-2


Poster (Painel)
481-2Estudo do biofilme de estirpes de Bradyrhizobium em diferentes condições de cultivo em microscópio eletrônico de varredura
Autores:VICENTIN, R.P. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; COSTA, E.M. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Coelho, K. P. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Costa, J. S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; ARAÚJO, K.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; MOREIRA, F.M.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; ALVES, E. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

O gênero Bradyrhizobium é amplamente utilizado como inoculante de leguminosas por apresentar capacidade de estabelecer simbiose com tais plantas, fornecendo nitrogênio combinado (adquirido pela fixação biológica de nitrogênio) em troca de fotoassimilados cedidas por elas. A obtenção de estirpes com capacidade de adaptação a condições ambientais adversas é de grande importância para seleção de micro-organismos para inoculantes, que posteriormente serão utilizadas numa ampla diversidade de solos brasileiros. A formação de biofilme é uma das estratégias utilizadas para esta adaptação. Neste estudo, a capacidade de duas estirpes de Bradyrhizobium, UFLA 03-280 e UFLA 03-150, de formar biofilme em várias condições de cultivo foi avaliada. Estas foram cultivadas em 4 condições de cultivo: i) controle (meio 79 líquido), ii) glicose (meio 79 com a substituição de manitol por açúcar), iii) pH ácido (meio 79 com pH ajustado para 5), e iv) salinidade (meio 79 com concentração de cloreto de sódio modificada para 5g.L-1). Após 6 dias de cultivo das estirpes sob agitação orbital (120 rpm) à 28°C, foram realizadas micrografias em microscópio eletrônico de varredura do biofilme formado pelas estirpes de Bradyrhizobium em lâminas revestidas com película de poliestireno que foram previamente colocadas nos frasco com meio de cultivo (tratamentos). As estirpes UFLA 03-280 e UFLA 03-150 apresentaram respostas diferentes em todos os tratamentos testados em relação à formação de biofilme. A estirpe UFLA 03-280 apresentou resposta semelhante para os tratamentos controle, pH ácido e salinidade, indicando que tais situações não limitam seu desenvolvimento. No tratamento glicose, porém, foi observada uma menor incidência de células no biofilme, indicando que esta fonte de carbono é usada com menor eficiência pela estirpe. A estirpe UFLA 03-150 apresentou baixa incidência de células nos tratamentos controle e pH ácido, e uma maior incidência nos tratamentos salinidade e glicose, indicando que a glicose é fonte de carbono preferencial para esta estirpe. O tratamento salinidade induziu uma maior produção de exopolissacarídeos pela estirpe UFLA 03-150.