27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:481-1


Poster (Painel)
481-1Estudo do biofilme de estirpes de Cupriavidus spp. em diferentes condições de cultivo em microscópio eletrônico de varredura
Autores:VICENTIN, R.P. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; ARAÚJO, K.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; COSTA, J.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; COSTA, E.M. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; COELHO, K.P. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; MOREIRA, F.M.S. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; ALVES, E. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

Algumas espécies de bactérias pertencentes ao gênero Cupriavidus são fixadoras de nitrogênio atmosférico e capazes de nodular diferentes leguminosas, suprindo adequadamente a necessidade nutricional de nitrogênio destas plantas. O solo, ambiente natural de tais micro-organismos, apresenta alta heterogeneidade de fatores químicos e físicos. O estudo de estratégias de tolerância de tais estirpes a diferentes condições de cultivo, como a formação de biofilme, fornece informações relevantes para utilização mais eficiente em atividades biotecnológicas. Neste estudo, a capacidade de duas estirpes, LMG19424T (Cupriavidus taiwanensis) e UFLA01-659 (Cupriavidus necator), de formar biofilme em várias condições de cultivo foi avaliada. Estas foram cultivadas em quatro condições de cultivo: i) controle (meio 79 líquido), ii) glicose (meio 79 com a substituição de manitol por açúcar), iii) pH ácido (meio 79 com pH ajustado para 5), e iv) salinidade (meio 79 com concentração de cloreto de sódio modificada para 5g.L-1). Após 3 dias de cultivo das estirpes sob agitação orbital (120 rpm) à 28°C, foram realizadas micrografias em microscópio eletrônico de varredura do biofilme formado pelas estirpes de Cupriavidus spp. em lâminas revestidas com película de poliestireno que foram previamente colocadas nos frasco com meio de cultivo (tratamentos). As estirpes estudadas apresentam respostas diferenciadas as condições de cultivo testadas. A estirpe de LMG19424T apresentou baixa produção de biofilme nos tratamentos controle e pH ácido, aumento de células no tratamento glicose e uma maior formação de biofilme no tratamento salinidade. A menor incidência células de UFLA01-659 foi observada no tratamento salinidade e glicose, com produção de biofilme menos evidente, indicando que tais condições levam a diminuição da sua taxa de crescimento. A incidência e a produção de biofilme sobre a película por UFLA01-659 foi semelhante nos tratamentos controle e pH ácido, indicando que esta bactéria apresenta um bom desenvolvimento em condições de baixo pH.