27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:479-1


Poster (Painel)
479-1INFLUÊNCIA DO TEMPO DE CULTIVO E DO PH SOBRE A SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO POR BACTÉRIAS ASSOCIADAS A CANA-DE-AÇÚCAR
Autores:Santos, I. B. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Silva, G. T. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Diniz, W.; P.; S. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Farias, A. R. B. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Oliveira, J. T. C. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Freire, F. J. (UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; Sobral, J. K. (UFRPE-UAG - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Os solos agricultáveis possuem grande reserva de fósforo, entretanto devido ao processo de fixação do fósforo por colóides do solo, este elemento torna-se indisponível às plantas. Mas, alguns micro-organismos, especialmente as bactérias, conseguem solubilizar o fosfato inorgânico, disponibilizando-o às plantas. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar isolados bacterianos solubilizadores de fosfato inorgânico em meio de cultura ácido e neutro. Foram avaliados 54 isolados bacterianos associados a duas variedades de cana-de-açúcar (RB92579 e RB 867515), os quais foram inoculados em meio de cultura sólido contendo fosfato de cálcio em dois pHs (7,2 e 5,5), durante 21 dias e incubados a 28oC. As leituras foram realizadas aos 3, 6, 10, 16 e 21 dias após a inoculação. O Índice de Solubilização (IS) foi definido pela razão entre o diâmetro do halo de solubilização e o diâmetro da colônia bacteriana. Dos isolados bacterianos avaliados, mais de 94% foram positivos quanto à solubilização de fosfato inorgânico em ambos os pHs (7,2 e 5,5) e tempo de cultivo. Os isolados bacterianos UAGF 17, UAGF 19, UAGF 21 e UAGF 59, endofíticos de raiz, solubilizaram fosfato inorgânico de forma crescente durante os 21 dias de cultivo, em ambos os pHs. O isolado bacteriano UAGF 31, proveniente do nicho da rizosfera, em pH 5,5, aos 3 e 6 dias de cultivo, não apresentou crescimento; mas, a partir de 10º dia, ultrapassou IS superior ao ao seu em pH 7,2. Já o isolado bacteriano UAGF 43, apresentou IS maior em pH 7,2, em função do tempo de cultivo, quando comparado ao pH 5,5. O isolado UAGF 15 (rizosfera), em pH 7,2, até os 10 dias, apresentou IS de 1,06, mas, aos 16 e 21 dias, deixou de solubilizar fosfato inorgânico, havendo apenas o crescimento bacteriano; já em pH 5,5, esse isolado durante todo o experimento (21 dias), não apresentou halo de solubilização; sendo, então, negativo quanto a solubilização de fosfato inorgânico em pH 5,5. Portanto, foi constatado que a solubilização de fosfato inorgânico, in vitro, um mecanismo de promoção de crescimento vegetal, foi influenciado por condições abióticas, como o pH do meio e o tempo de cultivo, bem como os genótipos das bactérias avaliadas.