27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:470-1


Poster (Painel)
470-1Perfis de susceptibilidade para oxacilina e vancomicina e produção de biofilme em amostras de Staphylococcus coagulase negativa de origens hospitalar (fômites) e comunitária (pele).
Autores:Sued, B. P. R. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Pereira, P. M. A (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Binatti, V. B (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Pereira, J. A. A. (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Guaraldi, A. L. M (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

O aumento do número de infecções causado por Staphylococcus coagulase-negativa (SCN), principalmente em ambiente hospitalar, tem se tornado um problema de saúde pública. Os SCN tem apresentado diferentes perfis de resistência aos antimicrobianos, como por exemplo, resistência a oxacilina e a resistência intermediária a vancomicina. Nosso estudo teve como objetivo, pesquisar a resistência a oxacilina e a vancomicina e pesquisar a produção de biofilme em amostras de SCN de origens hospitalar e comunitária. As amostras hospitalares foram coletadas a partir de fômites em uso no Hospital Universitário Pedro Ernesto (n=30). As amostras comunitárias foram coletadas da pele de antebraço de estudantes de um colégio na cidade do Rio de Janeiro, que não faziam uso de antimicrobianos e não foram submetidos à internação hospitalar no ano anterior à coleta (n=30). A Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi realizada através do método de microdiluição em placa, e a produção de biofilme, foi realizada através dos métodos de crescimento em Ágar Vermelho do Congo (CRA), do Ensaio de aderência ao vidro e do Teste quantitativo da produção de biofilme em placas de poliestireno. Para as amostras comunitárias, foram classificadas como sensíveis: para oxacilina 30% e para vancomicina 100%. Apenas 10% foram positivas para CRA, 36,6% aderiram ao vidro formando um anel na interface entre o meio de cultura e o ar e 50% foram classificada como moderadamente aderente para produção de biofilme. Para as amostras hospitalares, 100% foram classificadas como resistentes a oxacilina e 100% foram classificadas como sensíveis a vancomicina. Para CRA 53,4% foram positivas, 26,7% aderiram ao vidro formando um anel na interface entre o meio de cultura e o ar e 70% foi classificada como moderadamente aderente para produção de biofilme. As amostras hospitalares se apresentaram mais resistentes a oxacilina que as amostras comunitárias. Tantos as amostras comunitárias quanto as hospitalares foram sensíveis a vancomicina, o que é um bom indicador, já que já há relatos de SCN com resistência intermediária a vancomicina. Já para produção de biofilme, as amostras comunitárias, apresentaram uma porcentagem maior de produção de biofilme, apenas no teste de aderência ao vidro.