27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:469-1


Poster (Painel)
469-1Perfil de suscetibilidade antimicrobiana de enterobacterias isoladas a partir de infecções do trato urinário (ITU) em pacientes ambulatoriais em Teresina-PI
Autores:Valentim, R.R.L (UFPI - Unversidade Federal do Piaui) ; Santos,F.G.B (UFPI - Unversidade Federal do PiauiUFPI - Unversidade Federal do Piaui) ; Valentim, R.R.L (UFPI - Unversidade Federal do PiauiUFPI - Unversidade Federal do PiauiUESPI - Universidade estadual do Piaui)

Resumo

A infecção urinária consiste na colonização microbiana da urina e o perfil de suscetibilidade requer monitoramento para fornecer informações de novas escolhas terapêuticas e evitar a seleção de microrganismo resistentes. Paralelamente, o aumento da resistência bacteriana ocasiona dificuldades no controle de infecções e colabora para o aumento dos custos do sistema de saúde. No período de janeiro a abril de 2013 foram isoladas em Agar TIGUE e CLED 886 amostras bacterianas de pacientes ambulatoriais .Posteriormente, os isolados foram submetidos à avaliação do perfil de sensibilidade antimicrobiana em disco, de acordo com as normas do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Escherichia coli foi o microrganismo mais frequente, perfazendo 415 amostras (46,9%).Paralelamente,foram isolados 122 amostras (13,8%) de Klebsiella pneumoniae e 23 (2,6%) de Proteus mirabilis. Quanto ao perfil de suscetibilidade in vitro, E. coli apresentou resistência à ampicilina (58%) e sulfazotrin ( 51%). Por outro lado, todos os isolados mostraram-se sensíveis aos carbapenos(ertapenem e meropenem )e parcialmente sensíveis às cefalosporinas:( cefepima,cefotaxima e ceftazidima com 95%) e aos aminoglicosídeos: gentamicina(91,8%)e amicacina(88,2%). Posteriormente, os isolados de K.pneumoniae mostraram-se resistentes à cefalotina (46,7%), sulfazotrin (45%) e ácido nalidíxico (34,4%). Foram sensíveis aos antimicrobianos na seguinte ordem: ertapenem (100%), meropenem (100%), amicacina (94,3%), gentamicina (86,1%), cefepima e ceftazidima (81,5%) , ácido nalidíxico (65,5%), nitrofurantoína e sulfazotrin (54,9%). Os isolados P. mirabilis mostraram-se resistentes em maior índice à nitrofurantoína (91,3%) e ampicilina (52,8%). Entretanto, houve elevada sensibilidade (acima de 50%) para os demais antibióticos testados. Todos os isolados mostraram-se sensíveis aos antibióticos pertencentes à classe dos carbapenemicos.