27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:462-2


Prêmio
462-2Produção de Gás e Aproveitamento energético a partir de Biodigestores Bacterianos Instalados em Estações de Tratamento de Esgoto.
Autores:PACHECO L.O.S (UEZO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTEUFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; BARRETO R.C (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

A maioria das residências brasileiras dispõe seu esgoto sem nenhum controle, causando contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas, podendo trazer inúmeros problemas para os habitantes de regiões ribeirinhas tornando a água imprópria para a utilização e assim criando sérios impactos na saúde pública e na natureza. O quadro vem se agravando com a presença de resíduos industriais na água e, não raramente, com pontos de descargas clandestinas. Uma grande ideia é a construção de estações de tratamento de água vinda dos rios, mas existe um grande agravante que é o custo elevado que uma estação de tratamento gera em relação à utilização de motores sem falar em outros custos como produtos químicos para eliminar resíduos microscópicos. A biodigestão que é a fermentação da matéria orgânica,onde acontece à redução da biomassa inicial em até 70% ao final do processo e a produção do biogás e é adquirida a partir de rejeitos orgânicos, podendo vir do esgoto jogado in natura nos rios, acontece naturalmente em pântanos, lagos e pode ser reproduzida em laboratório. Para isso foi desenvolvido o biodigestor onde toda a matéria orgânica, gás e rejeitos, são reaproveitados, esse processo pode ser uma alternativa para as estações de tratamento, gerando energia para motores alimentados a gás metano proveniente do biogás. A presente pesquisa visa investigar a influência dos fatores físico-químicos na comunidade microbiana. Fazer o acompanhamento do crescimento coletando amostras do biodigestor desde o inicio do processo com a inoculação até o fim do processo com a retirada do composto que e o biofertilizante. Para o cultivo de bactérias anaeróbicas, foram utilizados meios redutores com o reagente Tioglicolato de Sódio para eliminar o oxigênio do meio de cultura em tubos seladores. As placas de cultivos são colocadas na jarra e o oxigênio é removido por meio do seguinte procedimento: uma embalagem contendo reagentes químicos (bicarbonato de sódio e boroidreto de sódio) é colocada na jarra, umedecida com alguns mililitros de água e é selada. Por meio da reação dos produtos químicos com água, ocorre a liberação de hidrogênio e dióxido de carbono. Um catalisador de paládio presente na jarra combina o oxigênio presente com o hidrogênio liberado, formando água. O resultado dessa reação é a eliminação rápida do oxigênio. Além disso, o dióxido de carbono produzido auxilia no crescimento de várias bactérias anaeróbicas. Foram feitos dois testes um com um biodigestor enterrado e o outro desenterrado. O biodigestor que não estava enterrado produziu gás após três meses enquanto que o biodigestor que estava enterrado começou a produzir gás em 15 dias. No biodigestor que estava enterrado, a temperatura se manteve constante devido à baixa variação de temperatura, favorecendo assim o desenvolvimento das bactérias anaeróbias. Esse resultado proporciona uma viabilidade da utilização de motores com fonte de energia a gás vinda da degradação de resíduos orgânicos.