27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:460-2


Poster (Painel)
460-2Avaliação da ação do extrato bruto das folhas de Eugenia uniflora em morfogênese de isolados clínicos de Candida albicans da cavidade oral de pacientes transplantados renais
Autores:Silva-Rocha, W.P (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Lemos, V.L.B. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Zuza-Alves, D.L. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Ferreira, M.R.A. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Soares, L.A.L. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Svidzinski, T.I.E. (UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) ; Milan, E.P. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Chaves, G.M. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Candida albicans é uma levedura diploide que faz parte da microbiota normal da cavidade oral e do trato gastrointestinal humano. Um dos principais fatores de virulência é a capacidade de transição entre levedura a hifa (morfogênese), que contribui significativamente para a invasão tecidual e disseminação sistêmica do patógeno. O uso de produtos naturais tem sido empregado como alternativa no tratamento de doenças. O presente trabalho objetivou avaliar a ação do extrato bruto de Eugenia uniflora na morfogênese de C. albicans. Cinquenta cepas de C. albicans (48 cepas clínicas e 2 cepas referência – ATCC 90028 e SC 5314) estocadas no banco de leveduras do Laboratório de Micologia Médica e Molecular (LMMM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram avaliadas quanto à capacidade de morfogênese na presença do extrato bruto de E. uniflora. Células de C. albicans foram pré-crescidas overnight em meio NGY na presença ou ausência de 2 mg/ml do extrato bruto de E. uniflora. O inóculo continha 1x106 células/mL em 5 mL de meio YPD líquido acrescido de 20% de soro fetal bovino e 5μL da suspensão foram inoculados na superfície dos meio YPD sólido contendo também o soro. As placas e os tubos foram incubados à 37°C (3 horas para o meio líquido e 5 dias para o meio sólido). Após a incubação das células em meio líquido, foi realizada a análise do índice de morfologia com 100 células de cada cepa, atribuindo valores de 1 para blastoconídios esféricos ou ligeiramente ovalados, 2 para blastoconídios cuja a largura era o dobro do comprimento, 3 para pseudo-hifas pouco-desenvolvidas, e 4 para hifas verdadeiras. O comprimento das hifas de 16 cepas de C. albicans foi determinado. Foi observado que 41 (82%) cepas apresentaram redução no índice de morfologia (Média de 2,90 para 2,31) quando pré-crescidas na presença do extrato bruto de E. uniflora. Foi observado que o tamanho das hifas de C. albicans pré-crescidas na presença do extrato foi bastante reduzido após três horas de incubação (Média de 21 μm na ausência versus 14 μm na presença do extrato). A análise macroscópica demonstrou colônias menos filamentosas quando foram pré-crescidas na presença do extrato. Estes dados permitem afirmar que o extrato bruto de E. uniflora atua na morfogênese de C. albicans. Desta forma, sendo este um fator de virulência fundamental para o estabelecimento das infecções por C. albicans, o extrato bruto de E. uniflora pode ser um futuro agente no tratamento da candidíase.