27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:454-1


Poster (Painel)
454-1Pesquisa de fungos patogênicos a partir de excretas de pombos (Columba lívia domestica) empregando-se a técnica de PCR
Autores:MARINHO, M. (FMVA UNESP ARAÇATUBA - FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA- UNESP - ARAÇATUBA SP) ; Colombo, G. (FMVA UNESP ARAÇATUBA - FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA- UNESP - ARAÇATUBA SP) ; Táparo,C.V. (FMVA UNESP ARAÇATUBA - FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA- UNESP - ARAÇATUBA SP) ; Santos, F.S. (FMVA UNESP ARAÇATUBA - FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA- UNESP - ARAÇATUBA SP)

Resumo

Os pombos Columba livia domestica são aves exóticas, que foram introduzidas no Brasil pelos colonizadores. As fezes de aves constituem-se em compostos rico, servindo de importantes substratos para a manutenção de micro-organismos, principalmente fungos com potencial patogênico, geralmente associados a infecções em pacientes imunossuprimidos, podendo acarretar desde fungemias ocasionais a casos de meningites, pneumonias endocardites e ventriculites, após a inalação de propágulos ambientais. Com objetivo de verificar a presença de fungos com caráter patogênico a partir de excretas ambientais de pombos, foram colhidas 100 amostras de excretas ambientais, provenientes de praças, parques, calçadas de hospital na cidade de Araçatuba, SP. As amostras foram encaminhadas ao laboratório de Microbiologia da FMVA -UNESP, para processamento e analise. Foram realizados cultivos em meio de agar Sabouraud dextrose 4% e incubadas a temperatura ambiente e a 37º C durante um período de incubação de 15 dias sendo examinadas diariamente. As colônias que apresentaram crescimento característico foram submetidas à coloração com Azul algodão e Tinta Namquim para análise micromorfologia. Posteriormente, as amostras sugestivas para levedura foram submetidas aos testes bioquímicos, como; atividade da fenoloxidase, hidrólise da uréia, termotolerância a 37º C, quimitipagem, e análise molecular pelo PCR com subseqüente sequenciamento para a identificação da espécie. Das 100 amostras analisadas, 27 apresentaram pelo menos um tipo de levedura com caráter patogênico. A maior ocorrência foi para Rhodotorula rubra 17% das amostras positivas, seguido por Cryptococcus neoformans com 8% e Candida albicans 7%. Nossos resultados revelaram a presença de fungos com potencial patogênico em excretas de pombos, ratificando a necessidade da implantação de medida preventivas de Saúde Pública que visem a minimizar os focos ambientais e consequentemente os riscos à exposição frente aos patógenos.