27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:450-1


Prêmio
450-1Análise da expressão diferencial de genes envolvidos na biossíntese de hopanóides durante a interação Methylobacterium mesophilicum SR1.6/6 e a planta hospedeira
Autores:Neves, A.A.C. (USP - Universidade de São Paulo) ; Almeida, A.F. (UMC - Universidade de Mogi das Cruzes) ; Dourado, M.N. (ESALQ USP - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz“ USP) ; Ferreira, A.J. (USP - Universidade de São Paulo) ; Araújo, W.L. (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

Hopanóides são lipídeos pentacíclicos triterpenóides, responsáveis pela estabilização da membrana, regulando a fluidez e a permeabilidade. A ausência de hopanóides não influencia no crescimento da bactéria, mas pode afetar a tolerância à estresses, como em ambientes micro aeróbicos e extremamente ácidos. Dentre os grupos de bactérias capazes de produzir hopanóides, estão as bactérias do gênero Methylobacterium, gênero que possui relevância biotecnológica e a capacidade de crescer utilizando compostos de apenas um carbono (C1) como metanol e metilamina, bactérias deste gênero podem ser encontradas em ambientes naturais explorados pelo homem, em especial em interação com diferentes espécies de plantas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi estudar a expressão diferencial de genes chaves envolvidos na biossíntese de hopanóides (hpnF hpnJ, hpnK, hpnN,) da linhagem SR1.6/6 de M. mesophilicum na interação com Citrus sinensis. Foram avaliadas os seguintes tratamentos: i) células de biofilme - células aderidas às raízes de plantas de citros, ii) células planctônicas - células bacterianas em suspensão (interagindo com os exsudados radiculares) e iii) células bacterianas na ausência da planta de citros, utilizada como controle. De acordo com os resultados das análises de qPCR foi observado que os genes hpnF hpnJ e hpnK foram super expressos na presença da planta nas condições de biofilme e planctônica, estes genes são responsáveis pela formação de cadeia lateral de hopanóides. A enzima SAM, (S-adenosil metionina) esta envolvida com a biossíntese de hopanóides (gene hpnJ), sendo cofator dos hopanóides, de moléculas de quorum sensing, tais como de homoserina-lactonas (AHL) utilizadas na comunicação bacteriana, e, além disso, é precursor de aminocyclopropane-1-carboxilato (ACC) que dá origem ao etileno, principal sinalizador celular de estresse. As moléculas AHL e ACC já foram descritos estarem envolvidos na interação bactéria-planta, sugerindo que os hopanóides também estão envolvidos neste processo de interação. O gene envolvido no transporte de hopanóides para membranas externa, hpnN, foi reprimido na presença da planta. Indicando que há a produção de hopanóides, mas não o transporte. Desta forma, pode ser sugerido que o acúmulo de hopanóides na célula pode ser benéfico durante o processo de interação.