27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:443-2


Poster (Painel)
443-2Análise das propriedades removedora, inibitória e antibiofilme de Candida tropicalis por um Liquido Iônico N-substituído
Autores:Bergamo,V.Z. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Dalla Lana, D.F. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Pippi,B. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Dalla Lana, A.J. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Moraes, R.C. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Meirelles,G. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Schrekker, H.S. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Fuentefria, A.M. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Em contraste com a vasta descrição na literatura científica dos biofilmes bacterianos, poucos trabalhos focam o estudo da formação e as estratégias de inibição da constituição do biofilme fúngico. Assim, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o perfil de susceptibilidade de células de biofilme de leveduras frente ao sal imidazólico [C16Mim][Cl], comparando-se com o perfil de suas células planctônicas, analisando a capacidade de remoção e antibiofilme pelo sal. Para o teste de formação do biofilme in vitro foram utilizados os isolados 17A e 57A de C. tropicalis. Após 24h de crescimento, para obtenção de células viáveis, foi realizada uma suspensão fúngica na concentração de 106 UFC/mL, as quais foram incubadas em TSB (Trypic Soy Broth) por 32 °C, durante 24 h. Em um frasco (A), com 99 ml de água peptonada foi adicionado o catéter traqueal (corpo de prova), no tamanho de 1cm2, e posteriormente acrescentou-se 1 ml do inoculo. Após incubação por 96 h a 32 °C ocorreu a fase de formação de biofilme. O catéter foi removido do frasco A, adicionado em um frasco (B), com 50 ml de água peptonada e, por fim, sonicado durante 10 min. Para avaliar o efeito de remoção do biofilme, segue-se o mesmo procedimento acima descrito, porém sem a utilização do sonicador e adicionando no frasco A uma quantidade de 0,9µg/ml do [C16Mim][Cl]. Para termos de comparação desta remoção sem sonicador, utiliza-se para este ensaio a agua em contato com o catéter. Na análise da atividade antibiofilme, o catéter testado entrou em contato com o [C16Mim][Cl] e logo foi feito o ensaio de formação do biofilme já descrito. Através das diluições para a contagem das colônias, observamos que os valores para a atividade antibiofilme dos isolados, quando comparados à formação, apresentaram um menor crescimento no número de colônias (0 UFC/mL para antibiofilme em relação a formação de biofilme 2,5x105 UFC/mL. Estes isolados não obtiveram resultado significativo para a remoção do biofilme. E constatou-se que a água não possui capacidade de remover as células aderidas ao cateter. Nos perfis de susceptibilidade, as células planctônicas obtiveram um MIC de 0,9µg/ml e as células de biofilme apresentaram um MIC de 0,9µg/ml. É evidenciado que o sal imidazólico contribui para a inibição do crescimento fúngico, reduzindo a resistência em C. tropicalis, bem como possui uma significativa ação antibiofilme.