27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:431-1


Prêmio
431-1DETECÇÃO, RESISTÊNCIA E PATOGENICIDADE DE ESTAFILOCOCOS MULTIRRESISTENTES EM AMOSTRAS DO BANCO DE LEITE MATERNO DO HOSPITAL MUNICIPAL ESAÚ MATOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Autores:Bomfim, J. O. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pacheco, S. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Marques, L. (UFBA - Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira) ; Vasconcelos, M. (UFBA - Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira)

Resumo

O leite humano é destinado à alimentação do lactente, sendo composto por todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. O leite obtido em banco de leite humano constitui um valioso recurso para a recuperação de crianças impossibilitadas de serem amamentadas e a qualidade microbiológica do leite ofertado é um assunto de interesse para a saúde pública, pois os estafilococos multirresistentes têm-se tornado uma das principais causas de epidemias em berçário ou em unidade intensiva de cuidados neonatais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade do leite materno ofertado pelo Banco de leite Materno do Hospital Municipal Esaú Matos em Vitória da Conquista, realizando a detecção e conhecendo o perfil fenotípico e genotípico dos Staphylococcus aureus e de sua resistência. Para a análise foram coletados um total de 160 amostras, sendo 80 amostras de leite cru, 30 amostras de leite pasteurizado e 50 amostras de utensílios as quais foram avaliadas quanto a presença de S. aureus, resistência a oxacilina e vancomicina, expressão do gene mecA em PCR e produção de biofilme. Das 160 amostras coletadas do banco de leite humano foram isoladas Staphylococccus aureus em 18,12% (n = 29) delas. Os isolados foram analisados quanto à susceptibilidade a oxacilina/meticilina e vancomicina pelo método de microdiluição em caldo Muller-Hinton. Destes, seis foram resistentes a oxacilina (MIC ≥ 4μg/mL) e duas foram resistentes à vancomicina (MIC ≥ 4μg/mL). As seis cepas resistentes a meticilina foram positivas quando analisadas por PCR para detecção do gene mecA, confirmando que as cepas eram MRSA. Em relação à produção de biofilme 100% das cepas produziram biofilme e 68,96% foram classificadas como fortemente produtoras. A presença de alguns fatores de virulência foi avaliada por PCR e o gene para enterotoxina sec foi detectado em 1 (3,44 %) isolado. O presente estudo espera colaborar com a melhoria da qualidade do leite materno ofertado e com o conhecimento do perfil das cepas isoladas no intuito de traçar um melhor tratamento no caso de infecções causadas por este patógeno.