27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:429-1


Poster (Painel)
429-1Comparação da atividade antimicrobiana da fração semi-purificada F3d e dos antimicrobianos comerciais Tienam® (Merck Sharp & Dohme) e Sufato de polimixina B (Eurofarma) contra isolados multirresistentes de Acinetobacter baumannii
Autores:Gionco, B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Lima, C.B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Vivan, A.C.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Oliveira, A.G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Carrara-Marroni (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Andrade, G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Acinetobacter spp. resistente aos carbapenêmicos emergiu como um dos principais patógenos relacionados às infecções hospitalares. Dados do SENTRY Antimicrobial Surveillance Program revelaram que entre 2006 e 2009 a resistência global ao imipenem em Acinetobacter spp. era de 56% e na América Latina de 48%. A taxa média de resistência aos carbapenêmicos em A. baumannii isolados no Brasil varia entre 25% e 45%. Para esses isolados as opções terapêuticas ficam restritas às polimixinas e à tigeciclina. Com a emergência da multirresistencia e a falta de opções terapêuticas para o tratamento das infecções a busca por novos antimicrobianos é uma necessidade. O objetivo deste trabalho foi testar a atividade antimicrobiana da fração semi-purificada F3d, extraída a partir de metabólitos secundários de um isolado ambiental de Pseudomonas aeruginosa, e compará-la com a atividade dos antimicrobianos comerciais Tienam® (Merck Sharp & Dohme) - imipenem e Sufato de polimixina B (Eurofarma) – polimixina B, contra 6 cepas multirresistentes de A. baumannii isoladas no Hospital Universitário de Londrina entre 08/2006 e 07/2009. A produção, extração e purificação do composto foram realizadas de acordo com o processo de patente PATENTE PI0803350-1–INPI 12/09/2008. A atividade antimicrobiana da fração e dos antimicrobianos comerciais foi realizada pelo método de microdiluição em caldo (CLSI, 2009). Todos isolados apresentaram resistência ao imipenem, com concentração inibitória mínima (CIM) variando entre 16 e 32µg/mL, e sensibilidade a polimixina B, com CIM variando entre 0,125 e 0,25µg/mL. A CIM para a fração F3d foi de 125,5µg/mL para todos os isolados. A fração F3d foi submetida a uma purificação por cromatografia preparativa FP 971 (Agilent). Três substâncias foram isoladas e duas identificadas por ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas: indolinona e fenazina-1-carboxamida, as mesmas não apresentaram atividade antibiótica frente aos isolados testados (dados não mostrados). Já a terceira substância pura, antibiótico da classe dos organometálicos, apresentou alta atividade antibiótica frente aos isolados (em elaboração de patente). Considerando F3d uma fração semi-purificada os resultados obtidos revelam o grande potencial deste composto contra isolados multirresistentes de A. baumannii, já que o aumento da atividade antimicrobiana é proporcional ao aumento do grau de purificação. Estudos estão sendo conduzidos para o aumento da purificação deste composto.