27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:426-2


Poster (Painel)
426-2ISOLAMENTO DE Escherichia coli E Staphylococcus aureus EM MÃOS E FOSSAS NASAIS DE MANIPULADORES DE LACTÁRIOS HOSPITALARES DE GOIÂNIA, GOIÁS.
Autores:Rodrigues, C.A.P (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Campos, M.R.H. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Borges, L.J. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Ribeiro. M.L.R (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Pereira, C.C. (UFG - Universidade Federal de Goiás) ; Rezende, A.C. (UFG - Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A contaminação microbiana das fórmulas lácteas infantis, preparadas em lactários no ambiente hospitalar pode ocorrer em diversos momentos do processo. A manipulação é considerada uma etapa especialmente crítica. O manipulador pode ser um dos principais elos na contaminação destes produtos, situação esta que pode desencadear ocorrências de doenças transmitidas por alimentos, especialmente no ambiente hospitalar, pondo em risco a segurança alimentar de lactentes hospitalizados. Esta pesquisa teve como objetivo isolar e identificar Escherichia coli e Staphylococcus aureus a partir de swabs de mãos e fossas nasais de 36 manipuladores envolvidos na preparação de fórmulas lácteas infantis em quatro lactários de hospitais públicos e privados do município de Goiânia, Goiás. As coletas obedeceram à técnica estabelecida por VANDENBERGH (1999) e ocorreram durante os meses de maio e junho de 2013. Das 36 amostras de mãos analisadas, foi detectada a presença de E. coli em uma amostra e S. aureus, em nove amostras. Em de 8,3% das amostras analisadas das fossas nasais foi encontrado a presença de E. coli e em 13,9% de S. aureus,. Destaca-se que dois manipuladores encontravam-se colonizados por S. aureus, nas mãos e fossas nasais, simultaneamente, e em um manipulador foi detectado E. coli nos dois sitos anatômicos pesquisados. Conclui-se que a presença de micro-organismos na microbiota transitória dos manipuladores é de grande preocupação na área da saúde, pois esses manipulam diariamente as fórmulas lácteas, bem como os utensílios de preparo e de distribuição destas. Os dados deste trabalho demonstram a importância da capacitação em boas práticas de manipulação à este público alvo, intensificando a adequada higienização de mãos na prevenção de doenças relacionadas à infecção hospitalar.