27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:394-2


Poster (Painel)
394-2Adesão/invasão de Escherichia coli produtores de biofilmes às células alveolares mamárias bovina (MAC-T) na presença de antimicrobianos
Autores:Silva, V. O. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Espeschit, I.F. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Moreira, M.A.S. (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Escherichia coli isolados de mastite são capazes de aderir a células epiteliais mamárias bovinas em condições in vitro, alcançando o interior dessas células como escape a mecanismos de defesa do hospedeiro e formação de reservató-rio de infecção persistente. O objetivo foi avaliar a capacidade de ade-são/invasão de seis isolados de E. coli , três fortes produtores de biofilmes (GPB) e três fracos produtores (FPB), isolados de casos de mastite, às células alveolares mamárias bovina (MAC-T), através da quantificação do número de bactérias aderidas/invadidas em UFC/mL e visualização de um isolado FPB e um GPB através de microscopia confocal utilizando anticorpos marcados. Os resultados mostraram maior adesão/invasão dos isolados GPB em relação aos FPB na ausência de antimicrobianos. As imagens obtidas confirmaram os resultados do ensaio de adesão/invasão em que o isolado GPB apresentou maior número de células aderidas em relação ao FPB. Analisando as imagens pode-se inferir que um dos fatores para a maior adesão/invasão seja a presença de flagelos, pois observou-se a formação dessas estruturas no isolado GPB o que não é observado no FPB. Não foi observado aumento na capacidade de adesão/invasão dos isolados de E. coli na presença de antimicrobianos usados na terapia da mastite, no entanto a microscopia confocal revelou aumento na internalização do isolado FPB quando tratado com os antimicrobianos em relação ao GPB que não apresentou internalização em nenhum dos tratamentos, o que sugere uma indução no processo de internalização causada pelo antimicrobiano presente no meio. Assim, pode-se inferir que a maior capacidade de adesão do isolado GPB pode favorecer o desenvolvimento de biofilme na glândula mamária, propiciando o surgimento de um reservatório dessa bactéria no úbere do animal, o que poderia justificar os casos de mastite recorrente causados pela mesma cepa bacteriana. Além disso, verificou-se que algumas linhagens de E. coli são capazes de se internalizarem, o que pode possibilitar o escape da ação dos antimicrobianos presentes no meio, além de fornecer uma vantagem de sobrevivência, permitindo resistir melhor à detecção e eliminação pelos mecanismos de defesa do sistema imune inato e adaptativo.