27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:394-1


Poster (Painel)
394-1Perfis de expressão gênica envolvidos com a produção de biofilmes em Escherichia coli na presença de antimicrobianos, em superfície biótica e abiótica
Autores:Espeschit, I.F. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Silva, V. O. (UFV - Universidade Federal de Viçosa) ; Moreira, M.A.S. (UFV - Universidade Federal de Viçosa)

Resumo

Escherichia coli é um micro-organismo de origem ambiental altamente adaptativo e sua habilidade em formar biofilmes em determinadas condições pode ser fundamental para sua resistência à antimicrobianos. O objetivo foi avaliar os perfis de expressões dos genes luxS, fliC, csgA e fimA envolvidos com a formação de biofilmes em quatro isolados de E. coli (células sésseis e planctônicas), dois fortes produtores de biofilmes (GPB) e dois fracos (FPB) na presença de antimicrobianos usados na terapia da mastite. Perfis de expressão foram avaliados em diferentes tempos, em superfície abiótica (placa de poliestireno) e biótica (células MAC-T) através da qRT-PCR. Os genes foram diferencialmente expressos quando submetidos à concentração de ½ MIC dos antimicrobianos com alterações da ordem de 1,5-22 vezes, de acordo com a capacidade de produção de biofilme da bactéria, o gene alvo e os tempos de coleta dos dados. Houve regulação positiva na maioria dos perfis de expressão. O gene da flagelina (fliC) apresentou baixa expressão nas células sésseis em relação planctônicas em superfície abiótica, como esperado, pois as células se encontram fixas na superfície, não necessitando se locomover. A expressão do gene fimA, relacionado à adesão, em superfície biótica apresentou maior expressão quando comparado aos encontrados em superfície abiótica. Provavelmente devido à presença de glicoproteínas na superfície das células MAC-T que podem ter estimulado a expressão desse gene, uma vez que as fímbrias do tipo I medeiam a adesão á glicoproteínas contendo manose encontradas nas superfícies de células eucarióticas. Crescimento em superfície biótica favoreceu a expressão dos genes luxS e fimA em relação à abiótica. Os resultados deste estudo mostraram que genes envolvidos na adesão (csgA e fimA), motilidade (fliC) e quorum sensing (luxS) foram significativamente mais expressos na presença de agentes antimicrobianos durante o desenvolvimento de biofilme dos isolados. Não foi possível associar a expressão com a indução ou redução da formação de biofilme, provavelmente outros fatores podem estar associados.