27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:380-1


Prêmio
380-1EFEITO DO NÚMERO DE SÍTIOS EPIYA-C DA PROTEÍNA CagA DE Helicobacter pylori NA CONCENTRAÇÃO GÁSTRICA DE CITOCINAS ASSOCIADAS À RESPOSTA Th17 EM PACIENTES COM GASTRITE E CARCINOMA GÁSTRICO
Autores:Prates, F.D. (ICB/UFMG - Instituto de Ciências Biológicas/Dpto de Microbio) ; Rocha, G.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Medicina) ; Batista, S.A. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de MedicinaICB/UFMG - Instituto de Ciências Biológicas/Dpto de Microbio) ; Melo, F.F. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Medicina) ; Rocha, A.M.C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Medicina) ; Queiroz, D.M.M. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de MedicinaICB/UFMG - Instituto de Ciências Biológicas/Dpto de Microbio)

Resumo

Helicobacter pylori coloniza a mucosa gástrica dos seres humanos e a infecção por amostras cagA+ aumenta o risco de doenças graves como câncer gástrico e úlcera péptica. H. pylori possui um sistema de secreção do tipo IV que injeta a proteína CagA no citoplasma das células epiteliais gástricas onde é fosforilada nos sítios EPIYA-C e interage com a fosfatase SHP2. O complexo CagA/SPH2 interfere nas vias de sinalização SHP2/ERK e JAK/STAT3 e induz alterações celulares ligadas à carcinogênese. Embora a transcrição de citocinas possa ser ativada por essas vias, não há trabalhos avaliando a influência do número de sítios EPIYA-C da proteína CagA na concentração gástrica de citocinas associadas à resposta Th17, também considerada relevante na carcinogênese. Assim, avaliamos o efeito do número de sítios EPIYA-C de CagA na concentração gástrica de citocinas representativas da resposta Th17 (IL-1β, IL-6, IL-17, IL-23 e TGF-β), bem como de IL-8 e IL-11 de 105 pacientes com gastrite e 101 com câncer gástrico. Os sítios EPIYA-C de CagA foram determinados por PCR e confirmados por sequenciamento. A concentração das citocinas foi avaliada por ELISA e foi significativamente mais elevada na mucosa gástrica não tumoral dos pacientes com câncer gástrico que na mucosa gástrica dos pacientes com gastrite. No grupo com gastrite, a concentração de IL-11, IL-17 e IL-23 foi significativamente mais elevada nos pacientes colonizados por amostras com mais de um EPIYA-C que naqueles infectados por amostras com até um EPIYA-C. Nos pacientes com câncer gástrico, além de IL-11, IL-17 e IL-23, as concentrações gástricas de IL-6 e TGF-β foram também maiores nos pacientes colonizados por amostras com mais de um EPIYA-C. A concentração das citocinas (exceto IL-8) foi significativamente mais elevada no tecido tumoral que no tecido não tumoral dos pacientes com câncer. Demonstramos, pela primeira vez que os sítios EPIYA-C da proteína CagA de H. pylori participam na ativação de citocinas associadas com a carcinogênese gástrica.