27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:374-2


Poster (Painel)
374-2EFEITOS DE CONCENTRAÇÕES SUBLETAIS DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum vulgare L. E CARVACROL SOBRE A VIABILIDADE CELULAR E COMPOSIÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS DA MEMBRANA PALSMÁTICA EM Salmonella Typhimurium
Autores:LUZ, I.S. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos) ; MELO, A.N.F. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos) ; BEZERRA, T.K.A. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos) ; MADRUGA, M.S. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos) ; MAGNANI, M. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de AlimentosUFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos) ; SOUZA, E.L. (UFPB - Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos)

Resumo

Salmonella enterica sorovar Typhimurium (S. Typhimurium) está entre os principais patógenos de origem alimentar de relevância para a Saúde Pública com respeito à segurança, uma vez que causa surtos de gastroenterite em todo o mundo. Esta bactéria encontra ambientes extremos e diversificados que podem induzir respostas celulares de combate ao estresse e estabelecimento de tolerância adquirida. Alguns estudos têm mostrado que o óleo essencial de Origanum vulgare L. (orégano)-OEOV e seu constituinte majoritário carvacrol (CAR) possuem ampla atividade antimicrobiana contra bactérias patogênicas de origem alimentar, incluindo Salmonella. Esta pesquisa objetivou investigar a ocorrência de possíveis lesões na membrana citoplasmática e membrana externa de S. Typhimurium ATCC 14028 por concentrações subletais do OEOV ou de CAR, bem como avaliar o efeito destas substâncias sobre a composição de ácidos graxos da membrana citoplasmática da cepa testada. Culturas de S. Typhimurium pré-tratadas com concentrações subletais (1/2 CIM e 1/4 CIM) do OEOV e CAR foram semeadas em ágar de crescimento suplementado com 3% de cloreto de sódio ou 0,35% de sais biliares para contagem de células viáveis e indicação de lesão na membrana citoplasmática e membrana externa, respectivamente. Para extrair os lipídios da membrana citoplasmática das células bacterianas, o método de Bligh e Dyer (1959) foi usado e a metilação dos ésteres metílicos realizada pelo método de Hartman e Lago (1973). Exposição de S. Typhimurium a concentrações subletais do OEOV e CAR, associadas à presença de cloreto de sódio ou sais biliares, causaram danos à membrana citoplasmática e à membrana externa, uma vez que as células tratadas com estes compostos exibiram perda total da viabilidade celular. Alterações na composição de ácidos graxos da membrana citoplasmática de S. Typhimurium tratada com as concentrações subletais do OEOV e do CAR foram principalmente relacionadas com o aumento da síntese de C16:1, C16i e C18:2n6c e diminuição de C16:0 (aumento da razão ácidos graxos insaturados:ácidos graxos saturados). Estes resultados indicam a ação do OEOV e CAR em causar lesões expressas pela perda da viabilidade celular de S. Typhimurium ATCC 14028 e sugeriram uma possível resposta adaptativa nesta bactéria, relacionada às mudanças na composição de ácidos graxos da membrana citoplasmática.