27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:364-1


Poster (Painel)
364-1ATIVIDADE DO ÓLEO ESSENCIAL DE Ocimum basilicum variedade Maria Bonita E DE SEUS COMPONENTES MAJORITÁRIOS NA SÍNTESE DE ERGOSTEROL DE Candida albicans
Autores:Cardoso, N.N.R. (PBV - Programa de Biotecnologia VegetalIMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) ; Blank, A.F. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Alviano, C.S. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes) ; Alviano, D.S. (IMPG - Instituto de Microbiologia Paulo de Góes)

Resumo

O manjericão (Ocimum basilicum L.) é uma planta aromática e medicinal pertencente à família Lamiaceae. O gênero Ocimum apresenta cerca de 6970 espécies na Ásia Tropical, África, América Central e América do Sul, com uma grande diversidade de espécies sendo encontradas no Brasil. Os óleos essenciais de várias espécies desse gênero são empregados na indústria farmacêutica, alimentícia e de perfumaria, tornando-se importante o conhecimento das propriedades químicas e das concentrações de cada componente presente no óleo essencial. Os óleos essenciais são substâncias com comprovado efeito biológico e farmacológico, e a atividade do óleo essencial de manjericão contra microrganismos tem sido amplamente descrita. Neste contexto investigamos a inibição da síntese de ergosterol em Candida albicans pelo óleo essencial do Ocimum basilicum variedade Maria Bonita, e seus componentes majoritários: o linalol e o geraniol. As células foram incubadas com agitação por 16 horas a 37 °C com concentrações sub-inibitórias do óleo essencial e de seus componentes majoritários isolados. Como resultados foram obtidos uma inibição de 51,19% para o tratamento com o óleo essencial, uma inibição de 37,97% no tratamento com linalol e 37,55% de inibição da síntese de ergosterol para o tratamento com geraniol, quando comparados com o controle que não foi submetido ao tratamento de nenhuma substância. O óleo essencial de O. basilicum apresentou o melhor resultado, inibindo em mais de 50% a síntese do ergosterol pela cepa de Candida albicans utilizada, sendo seguido pelo linalol e geraniol, respectivamente. Como o ergosterol é o principal componente da membrana fúngica, a utilização de substâncias capazes de inibir a sua síntese torna-se potencialmente útil para pesquisa e tratamento de doenças fúngicas.