27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:324-2


Poster (Painel)
324-2Incidência Bacteriana em hemoculturas de recém-nascidos internados na UTI neonatal de um hospital de referência da região Norte do Ceará.
Autores:Ponte, I.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Ponte, R.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Vasconcelos, D.K.M (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Almeida, E.C.B (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral)

Resumo

INTRODUÇÃO: As infecções no período neonatal são mais frequentes e habitualmente mais severas do que em qualquer outra época da vida. De modo que, nesse período os processos infecciosos são, ainda hoje, os principais responsáveis pela elevada morbidade e mortalidade. O diagnóstico das infecções no recém-nascido é muitas vezes difícil, uma vez que a sintomatologia é inespecífica e pode ser confundida com outras doenças próprias desta idade. A solicitação de hemoculturas irá depender da experiência clínica do profissional médico da estimativa da probabilidade da presença de infecções numa dada população de pacientes, principalmente, em unidades de terapia intensiva neonatal(UTIN). Esse estudo tem como objetivo avaliar a prevalência de bactéria isoladas em hemoculturas de paciente recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na Santa Casa de Misericórdia de Sobral(SCMS). MATERIAIS E MÉTODOS: Será realizado coleta de dados através do Sistema Integrado de Gestão Hospitalar (SIGH) MV 2000i, utilizado na SCMS para gerenciar todos os processos da instituição, através de relatórios obtidos no módulo do Sistema de Controle de Infecção Hospitalar, focalizando de acordo com o exame solicitado (hemocultura), não existindo o contato com as informações pessoais dos pacientes que realizaram as hemoculturas, no período de maio de 2012 a maio de 2013. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Das 499 hemoculturas solicitas, 94 (18,84%) deram positivas. Dentre os isolados bacterianos encontrados, Staphylococus coagulase negativa e Enterobacter sp foram as espécies mais frequentemente isolada com 39,02% cada. Outras espécies como Pseudomonas sp (8,54%), Escherichia coli, Staphylococus aureus totalizaram 3,66% cada, Proteus mirabilis e outros Bacilos gram negativos não identificados, 1,22% . CONCLUSÃO:Diante do exposto, verificou-se considerável incidência de microorganismos nas hemoculturas de recém-nascidos, uma vez que do universo de amostras analisadas, 18,84% apresentou positividade, com detecção de variadas espécies. A identificação de espécies de bactérias constitui um marcador útil de infecção, visto que o Staphylococus cosgulase nagativa e a Enterobacter sp foram os agentes etiológicos mais freqüentemente associado aos processos infecciosos, demosntrando que são importantes patógenos nosocomiais e que seu isolamento a partir de hemoculturas de recém-nascidos