27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:324-1


Poster (Painel)
324-1Prevalência dos microrganismos causadores de infecções do trato urinário em pacientes internados em um Hospital da Região Norte do Ceará
Autores:Ponte, I.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Ponte, R.L (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Vasconcelos, D.K.M (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de SobralSCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral) ; Vasconcelos, F.F (SCMS - Santa Casa de Misericórdia de Sobral)

Resumo

1)Introdução As infecções do trato urinário (ITU) são manifestações frequentes na população, principalmente nos pacientes internados. A ITU hospitalar é responsável por aproximadamente boa parte de todas as infecções hospitalares, sendo também uma das fontes importantes de sepse hospitalar. Quando se suspeita de infecção urinária, a confirmação do diagnóstico é feita através de pesquisa e do encontro de bactérias na urina. A urinocultura é considerada positiva quando o número de bactérias é superior a 100.000 por mililitro de urina. Contagens inferiores podem representar contaminações externas ou significar infecção urinária. Nestes casos, é importante a análise criteriosa do médico. Por todos estes motivos, a coleta da urina deve ser muito bem feita. Os objetivos deste estudo foi, portanto, obter a prevalência dos microrganismos causadores de ITU, através da identificação destes em pacientes internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 2)Materiais e métodos O estudo foi realizado através de um levantamento dos exames de urinoculturas realizados no Laboratório de Microbiologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no período de Janeiro de 2012 a Janeiro de 2013. Os dados da pesquisa foram obtidos pelo levantamento dos resultados que foram tabulados e analisados estatisticamente. 3)Resultados e discussão No período compreendido de janeiro de 2012 a janeiro de 2013, o número de microrganismo isolados no Hospital , no setor de Microbiologia do laboratório, foi de 60 em 439 amostras de urina analisadas, perfazendo uma freqüência de 13,66% de positividade para infecção urinária. O agente mais frequentemente encontrado foi Enterobacter sp (50%) e em seguida ou outros descritos a seguir: Escherichias coli (28,33%); Proteus mirabilis (8,33%); Proteus vulgaris e Pseudomonas sp (5,0%) e outros Bacillus gram negativo não identificados, totalizaram (3,33%). 4)Conclusão As bactérias Enterobacter sp, Escherichias coli, Proteus mirabilis foram, respectivamente, as mais frequentes causadoras de infecções urinárias hospitalares no hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, prevalecendo a Enterobacter sp que foi a que se apresentou em maior quantidade.