27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:315-1


Poster (Painel)
315-1Isolamento de Micro-organismos da Turfa Potencialmente Biodegradadores de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs)
Autores:Garcia, A. C. F. S. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Costa, J. A. S (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Oliveira, A. N. D. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Ponzzes Gomes, C. M. B. S. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Romão, L. P. C. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Barbosa Júnior, A. M. (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

Os (HPAs) são atualmente um dos mais preocupantes poluentes ambientais devido as suas propriedades tóxicas, mutagênicas e carcinogênicas. Devido a isso, a busca por micro-organismos biodegradadores destes compostos vem crescendo atualmente. Uma das fontes mais promissoras de linhagens com potencial biotecnológico atualmente é a Turfa, a qual é um solo orgânico formado continuamente por um complexo processo de decomposição e humificação de resíduos de plantas por meio de oxidação microbiológica. Visto isso, esse estudo teve como objetivo principal o isolamento de micro-organismos da turfa capazes de crescer em meio líquido seletivo contendo Fluoranteno e Criseno, respectivamente, como única fonte de carbono. A amostra da Turfa foi coletada no município de Santo Amaro das Brotas, agreste de Sergipe. Foram amostrados 5 pontos (0-50 cm de profundidade), os quais foram homogeneizados em condições assépticas. Para o isolamento dos micro-organismos, 1 g do solo foi diluído em 9 ml de solução composta por meio mineral mínimo MM1 suplementado com as concentrações de 5mg/L, 50 mg/L e 100 mg/L dos respectivos HPAs. Para o controle negativo foi mantida as mesmas condições com exceção da adição do HPA. Foram realizadas diluições sucessivas variando de 10-1 a 10-3 para cada concentração. Após 7 dias de incubação, 100 ul de cada concentração foram plaqueados tanto em Ágar nutriente, como no Ágar Saboraud. Após 24h e 48h, foi realizada a contagem de UFCs/mL e observou-se que as menores concentrações dos respectivos HPAs, assim como, as menores diluições apresentaram um número maior de colônias. Com relação ao Fluoranteno foram isoladas 17 bactérias (todas Gram +; 59% bacilos e 41% cocos), 1 levedura e 8 fungos das diferentes concentrações. Já para o Criseno, isolou-se 18 bactérias (todas G+; 17% cocos e 83% bacilos), 5 leveduras e 5 fungos. Para a identificação dos micro-organismos encontrados, já está em andamento a realização de testes bioquímicos, assim como, espera-se também realizar o sequenciamento genômico. De acordo com os resultados encontrados até o momento, observa-se que realmente foi possível isolar linhagens microbianas com potencial biotecnológico da Turfa com características biodegradadores de HPAs para futuras aplicações biotecnológicas, abrindo assim um enorme pool biológico e genético que pode ser explorado na busca por novos genes, vias metabólicas, bem como seus produtos, para a biodegradação de poluentes ambientais, como os HPAs.