27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:314-2


Poster (Painel)
314-2AVALIAÇÃO DA CBT (CONTAGEM DE BACTÉRIAS TOTAIS) DO LEITE APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS BPA’s (BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS) NA CADEIA LEITEIRA EM UMA REDE DE COOPERATIVAS AFILIADAS A UMA INDÚSTRIA DO ALTO PARANAÍBA
Autores:Silva, A. J. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Geraldo, M. R. F. (UTFPR_CM - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campo Mourão) ; Machado, L. J. F. (UFLA - Universidade Federal de Lavras) ; Barbosa, G. A. C. (SENAI CTSA - CENTRO TECNOLÓGICO DO SETOR ALIMENTÍCIO)

Resumo

As enfermidades transmitidas pela ingestão de alimentos contaminados, incluindo o leite, constituem ainda um problema mundial. Diante disso, para melhorar a qualidade do leite, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em 01/07/2005 instituiu através da Instrução Normativa 51 a obrigatoriedade de refrigeração do leite em todas as propriedades leiteiras, e também a necessidade de transporte a granel do leite. Além disso, foram revisados por meio desta, os limites máximos permitidos para CBT (Contagens de Bactérias Totais) no leite in natura e incluiu a CCS (Contagem de Células Somáticas) como um dos critérios para a aceitação do leite para industrialização. Tais parâmetros sofreram as atualizações previstas dos índices em 01/07/2008. Uma nova atualização dos índices prevista para 01/07/2011 foi prorrogada através da Instrução Normativa 32 (IN32) para 30/12/2011, visto que a adequação da grande maioria dos produtores de leite se mostrou ineficiente. A IN32 criou neste período um grupo de estudo que avaliou as condições da qualidade do leite no país, onde se propôs uma redução gradativa de tais parâmetros. Em 29/12/2011 o MAPA instituiu através da IN62 os novos parâmetros de CBT e CCS para a cadeia produtiva brasileira e suas sequentes atualizações. Este estudo foi conduzido em cinco cooperativas de leite das cidades Dores do Indaiá - MG, Paracatu - MG, Patos de Minas – MG, Lagoa Grande – MG e Patrocínio - MG e teve por objetivo a avaliação da CBT do leite após a implantação das BPA’s (Boas Práticas Agropecuárias) na cadeia leiteira em uma rede de Cooperativas afiliadas a uma indústria do Alto Paranaíba. Foram feitas análises de CBT entre Outubro de 2009 a Dezembro de 2011, totalizando aproximadamente 2746 de produtores, 100 de caminhões de transporte de primeiro trajeto e 460 de carretas de transporte de segundo trajeto na saída dos Postos de Resfriamento e chegada ao estabelecimento processador, evidenciando assim a eficiência das BPA’s. A determinação da CBT foi efetuada por meio do equipamento Bactocount. Houve reduções significativas nos índices de contagens bacterianas totais em toda a cadeia leiteira após a implantação das boas práticas agropecuárias, tanto a nível produtor, quanto aos níveis de transporte primário, resfriamento/estocagem, transporte de segundo percurso e plataforma de recepção. Foi concluído que a implantação das BPA’s na cadeia leiteira tem grande peso na qualidade do leite que é disponibilizado para a industrialização.