27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:307-2


Poster (Painel)
307-2(RE)INVENTANDO AS AULAS DE MICROBIOLOGIA – É POSSÍVEL AUMENTAR A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS?
Autores:Braoios, A. (UFG - CAJ - Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí) ; de Lima, K.E.S. (CESUT - Centro de Ensino Superior de Jataí)

Resumo

Nem sempre alguns conceitos da microbiologia, especialmente aqueles que requerem memorização, são bem apreendidos pelos alunos, o que causa desmotivação para o estudo. Com o objetivo de aumentar o aproveitamento e aprendizagem, foram propostas aos alunos atividades diferenciadas como forma de substituir outras metodologia clássicas de ensino. Todas as atividades foram construídas com a ajuda de um psicopedagogo. Após consulta e discussão com o alunado sobre a eficácia das metodologias convencionais, como seminário e discussão em grupo, a maioria (92.8%), as consideraram maçantes e de baixo aproveitamento. Assim, o docente propôs três tipos diferentes de atividades, uma gincana de perguntas e respostas; a elaboração de um projeto de extensão sobre prevenção de DST e também a elaboração de um artigo aos moldes de artigos de revistas de cunho popular, tendo como personagens de eventos cotidianos um grupo específico de bactérias. Ao final do semestre o docente aplicou um questionário anônimo para que os alunos pudessem avaliar aspectos como aproveitamento, motivação, dificuldade na realização das atividades e quais os aspectos que contribuíram para que as atividades fossem consideradas proveitosas ou não. Os resultados do questionário demonstraram uma excelente aceitação e as atividades foram consideradas menos ou tão trabalhosas comparadas ao seminário e discussão em grupo (92.8%); maior motivação para o desenvolvimento das atividades (92.8%); maior assimilação do conteúdo ao preparar a atividade (85.7%) e também ao assistir a atividade feita por outros alunos (85.7%). Nenhum aluno considerou as atividades insatisfatórias. Dentre as características que contribuíram, de acordo com o questionário, destacam-se: criatividade e ludicidade (92.8%); maior interesse em assistir às atividades (85.7%) e aparente informalidade das atividades (64.3%). Na abordagem final, a totalidade dos alunos aprovaram ou consideraram as novas metodologias propostas mais motivadoras e de maior aproveitamento. Apenas uma pequena parcela (14.3%) relatou a mesma motivação e o mesmo aproveitamento, comparando com as metodologias usuais. É comum que docentes, especialmente aqueles com muito tempo de experiência, fiquem atrelados às metodologias de ensino convencionais e há um certo temor em promover mudanças. No entanto, é muito importante adequar as metodologias de ensino ao novo perfil dos alunos.