27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:283-1


Poster (Painel)
283-1AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA E PRODUÇÃO DE BIOFILME EM ISOLADOS CLÍNICOS DE Pseudomonas aeruginosa E Klebsiella pneumoniae
Autores:FARIAS, T.G.S. (ASCES - Faculdade Asces) ; SILVA, F.C.E (ASCES - Faculdade Asces) ; XAVIER, G.M.S (ASCES - Faculdade Asces) ; SANTOS, J.M.F. (ASCES - Faculdade Asces) ; PINHEIRO, I.O. (UPE - Universidade de Pernambuco) ; DE MELO, A.F.M. (ASCES - Faculdade Asces) ; JÁCOME-JÚNIOR, A.T. (ASCES - Faculdade Asces)

Resumo

A formação de biofilme é uma importante estratégia de sobrevivência bacteriana. Pseudomonas aeruginosa pode produzir biofilme em pulmões de pacientes cronicamente infectados protegendo as bactérias contra agentes antimicrobianos e respostas imunes do hospedeiro. Este trabalho objetivou avaliar a resistência antimicrobiana e produção de biofilme em isolados clínicos de P. aeruginosa e Klebsiella pneumoniae . As cepas foram isoladas da orofaringe de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital em Caruaru-PE no período de abril a novembro/2011. Após isolamento e identificação, as cepas foram mantidas em caldo BHI com 20% de glicerol e estocadas a -80ºC. O teste de susceptibilidade aos antimicrobianos de rotina seguiu os critérios estabelecidos pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) 2011. A Punica granatum foi testada por discos de difusão (6mm) embebidos com 2µL do extrato etanólico a 10mg/ml. A determinação do biofilme foi realizada por ensaio em placa de microtitulação e a Densidade Óptica (OD) determinada a 450/630nm. O controle negativo (OD controle) e todos os isolados foram testados em triplicata e classificados como: não produtor (OD isolado ≤ OD controle), fraco produtor (OD controle ≤ OD isolado ≤ 2OD), produtor moderado (2OD controle ≤ OD isolado ≤ 4OD controle) e forte produtor (OD isolado ≥ 4OD controle). Foram isoladas 5 cepas de P. aeruginosa e 7 de K. pneumoniae produtoras de biofilme. Dos 5 isolados de P. aeruginosa , 2 (40%) foram classificadas como fortes produtoras de biofilme, 2 (40%) produtoras moderadas e 1 (20%) como fraca produtora. As cepas de P. aeruginosa indicadas como fortes e moderadas produtoras apresentaram-se resistentes a ceftazidima e gentamicina. Todas as cepas de K. pneumoniae apresentaram fraca produção de biofilme, sendo 4 (48%) resistentes a amoxacilina, tetraciclina, ampicilina, sulfametoxazol-trimetoprim, aztreonam e cloranfenicol, e 3 (42%) a ceftazidima, gentamicina e imipen. Todas as cepas de P. aeruginosa e K. pneumoniae produtoras de biofilme apresentaram resistência ao extrato etanólico de P. granatum a 10mg/mL. A produção de biofilme dos isolados pode estar associada aos mecanismos de resistência apresentados pelos mesmos. Com isso sugere-se que a produção de biofilme e resistência antimicrobiana está entre os principais instrumentos de defesa bacteriana e ambos representam atualmente um grande desafio para a prática terapêutica.