27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:281-1


Poster (Painel)
281-1Diversidade de espécies do gênero Vibrio na ressurgência de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro: taxonomia genômica e presença de integrons de resistência
Autores:Landim, C.F.A.L (UEZO - Centro Universitário da Zona OesteIOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; Scheidegger,E.M.D (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; FONSECA, E. L. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; MARÍN, M. F. A. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; Fernanda S. Freitas (IOC - Instituto Oswaldo Cruz) ; VICENTE, A. C. (IOC - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

Introdução: Estudos mostram a existência de um sistema de ressurgência na região de Arraial do Cabo, litoral do estado do Rio de Janeiro. Ressurgência é um processo de afloramento da massa de águas profundas e frias do oceano à superfície, o qual desencadeia alterações físico-químicas e biológicas, como a produção intensa de biomassa. A ressurgência desencadeia variações na cadeia alimentar e na composição da microbiota. Um dos poucos estudos que explorou a diversidade deste sistema aplicando a metagenômica mostrou que a predominam os grupos taxonômicos das Proteobactérias, Cianobactérias e Bacteróides. Aqui, nós exploramos a ressurgência de Arraial do Cabo no sentido de obter isolados, caracterizá-los e incorporá-los a Coleção de Ambiente e Saúde da FIOCRUZ. Esta sub-coleção contém 400 amostras que foram identificadas através do gene 16S revelando uma grande prevalência de isolados do gênero Vibrio. Este gênero de bactérias contém espécies de impacto na saúde humana e animal assim como, espécies produtoras de biomoléculas que tem potencial biotecnológico. Objetivo: conhecer a diversidade das bactérias do gênero Vibrio recuperadas durante a ressurgência em Arraial do Cabo aplicando a taxonomia genômica. Metodologia: Aplicamos o MLSA (Multi Locus Sequence Analysis) combinando com a sequencia do gene rDNA 16S. Trabalhos anteriores de nosso grupo mostraram que três genes, pyrH / rpoA/recA, contém informação taxonômica suficiente para definir espécies do gênero Vibrio. Assim, aplicamos PCRs, para estes três genes, em 35 isolados do gênero Vibrio. Estas sequências foram concatenadas, gerando um segmento de 2300pb, que foram utilizadas nas análises genéticas comparativas com espécies do gênero utilizando o pacote de programas BIOEDIT. Resultados e Discussão: Foi possível recuperar informação completa dos genes pyrH/rpoA/recA de 20 isolados. As análises com abordagem genômica revelaram a presença de pelo menos 05 espécies de Vibrio: Vibrio gigantis, Vibrio pomeroyi, Vibrio tasmaniensis, Vibrio crassostreae, Vibrio chagasii. Isolados da espécie gigantis foram os mais prevalentes. Pela primeira vez é isolada e identificada esta espécie de Vibrio no oceano Atlântico. V. gigantis foi identificado na Europa em hemolinfa de ostras doentes. Constatamos resistência a estreptomicina e penicilina entre isolados de V. gigantis. Investigamos a presença de integrons de resistência nestes isolados mas não encontramos positividade.