27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:253-1


Poster (Painel)
253-1Avaliação do perfil de sensibilidade de micoplasmas urogenitais isolados de pacientes atendidos em um Laboratório de Análises Clínicas de Ponta Grossa - Paraná
Autores:Thomaz, G. (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná) ; Brito, L.C.W. (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná) ; Ito, C.A.S. (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná) ; Bail, L. (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná)

Resumo

Os micoplasmas urogenitais (Mycoplasma hominis e Ureaplasma spp) são bactérias de tamanho pequeno, desprovidas de parede celular. Fazem parte da microbiota genital como comensais, mas são considerados agentes de cervicites, prostatites e uretrites não gonocócicas. A colonização por esses agentes varia de acordo com o sexo, idade, fatores hormonais e atividade sexual. O presente trabalho visou estabelecer a prevalência e o perfil de sensibilidade dos micoplasma urogenitais isolados no Laboratório de Análises Clínicas Oscar Pereira, em Ponta Grossa, Paraná, no ano de 2011. Foram analisadas 189 amostras (57,14% sexo feminino e 42,86% masculino) de secreção uretral para a pesquisa de micoplasmas urogenitais utilizando o kit comercial Mycoplasma IST (Biomérieux) para o isolamento e perfil de sensibilidade do Ureaplasma urealyticum e Micoplasma hominis. A idade média dos pacientes do estudo foi 40,2 ± 14,01 anos (faixa de 15-80 anos). U. urealyticum foi isolado em 52 pacientes (27,51%), maioria do sexo feminino (67,31%), e não houve nenhum M. hominis isolado. A contagem de leucócitos na urina de primeiro jato foi maior que na urina de jato médio em todos os pacientes com resultado positivo para U. urealyticum avaliados. Dos 52 pacientes positivos, 42 (80,77%) pacientes tiveram contagem de colônias superior a 10.000 UFC/colheita, enquanto 10 (19,23%) tiveram contagem de colônias inferior a 10.000 UFC/colheita. Quanto ao perfil de sensibilidade, os resultados obtidos foram: 100% para pristinamicina, 98,08% para josamicina, doxiciclina e tetraciclina, 94,23% para claritromicina, 86,55% para eritromicina, 80,78% para azitromicina, 55,77% para ofloxacino e 17,31% para ciprofloxacino. Os resultados obtidos demonstraram que estes micoplasmas são importantes patógenos, os quais deveriam ser pesquisados com maior frequência uma vez que não possuem sintomas característicos, e ressaltam a importância de se estabelecer uma terapêutica empírica cuidadosa para evitar casos de infecções persistentes ou recorrentes.