27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:247-2


Poster (Painel)
247-2Isolamento de Salmonella spp. em amostras de swab cloacal de galinhas e perus procedentes de propriedades do agreste de Pernambuco, Brasil.
Autores:OLIVEIRA, J.M.B. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; SA, S.G (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; SILVA, G. M. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; MACHADO, A.C. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; OLIVEIRA, P.R.F. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; PIMENTEL, J.L. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; CLEMENTE, S.M.S. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; BORGES, J.M. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica) ; PINHEIRO JÚNIOR, J.W. (UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica)

Resumo

A criação de aves caipiras é, atualmente, uma das atividades produtivas que fornece aos pequenos produtores uma grande oportunidade de fonte de renda. Bactérias do gênero Salmonella spp. estão amplamente distribuídas no ambiente e infectam uma grande variedade de animais, inclusive as aves e são responsáveis por sérios problemas de saúde pública devido às toxinfecções alimentares. Objetivou-se com este trabalho investigar a presença de Salmonella spp. em amostras de swabs de cloaca de galinhas e perus em criatórios caipiras do agreste de Pernambuco. Para isso, foram coletadas 87 amostras de swabs de cloaca de galinhas (60) e perus (27) procedentes de nove propriedades do agreste Pernambucano. Para o cultivo, as amostras foram incubadas durante 20 horas em água peptonada a 36ºC, posteriormente, uma alíquota de 1mL e 0,1 mL desta inoculação foi transferida para tubos contendo 10mL de Caldo Selenito e Rapapport, respectivamente, e incubadas a 41ºC durante 24 horas. Transcorrido este tempo, uma alíquota de 10µL de cada caldo foi transferida para placas contendo ágar XLD e Verde Brilhante, esta placas foram incubadas a 37ºC durante 24 horas. As colônias características foram submetidas a provas bioquímicas (TSI, Caldo ureia e lisina) a fim de se identificar o gênero Salmonella spp. Foi observada uma frequência de 9,2% (8/87) (dois perus e seis galinhas) de amostras positivas para Salmonella spp. ao exame microbiológico. Vale ressaltar que, estes agentes podem ser encontrados naturalmente no trato gastrointestinal das aves, entretanto, podem causar sérias perdas econômicas devido a redução de índices zootécnicos e oferecem sérios riscos para a saúde pública, principalmente devido a contaminação dos ovos e carcaças com as fezes contaminadas dos animais. Constata-se a necessidade da conscientização dos produtores a respeito das medidas de controle e profilaxia para a salmonelose, a fim de se evitar as perdas decorrentes desta infecção e os riscos para a saúde pública.