27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:235-1


Poster (Painel)
235-1CARACTERIZAÇÃO GENOTÍPICA DE Pseudomonas aeruginosa ISOLADA DE SOLO COM POTENCIAL PARA BIODEGRADAÇÃO DE ATRAZINA
Autores:Fernandes, A.F.T. (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Martins, V.V. (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Pitondo-Silva, A. (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) ; Stehling, E.G. (FCFRP - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto)

Resumo

Os herbicidas são os agrotóxicos mais utilizados no Brasil e no mundo. A atrazina, um composto da família s-triazina, é um herbicida seletivo, pós-emergente e muito utilizado no controle de ervas de folhas largas, em culturas de milho, sorgo, soja e cana-de-açúcar. É responsável pela contaminação de solos e águas subterrâneas e de superfície e é descrito como um potencial desregulador endócrino e cancerígeno. Esse agrotóxico possui a degradação biológica como principal via degradativa, sendo a Pseudomonas sp. ADP um microrganismo apto a degradar moléculas de atrazina, já que possui os genes AtzA,B,C,D,E e F que codificam enzimas específicas para o processo. Os genes Atz estão localizados em um plasmídeo denominado pADP-1.
O objetivo do presente trabalho foi isolar e identificar bactérias de solo que possuem potencial para degradação da atrazina, a pesquisa do plasmídeo pADP-1 e dos genes Atz nesses isolados.
Um total de 10 isolados de Pseudomonas spp. foram analisados e apenas um deles, identificado como Pseudomonas aeruginosa e isolado de uma amostra de solo de cultura de cana-de-açúcar da cidade de Nuporanga, São Paulo, apresentou todos os genes de degradação da atrazina (AtzA,B,C,D,E,F). A identificação desse isolado foi realizada pelo crescimento em ágar Cetrimida, morfologia da colônia, teste de oxidase e posterior detecção do gene oprL pela técnica de PCR. O microrganismo foi submetido à extração de plasmídeo que revelou um plasmídeo de 32 MDa. Após a identificação do plasmídeo e das reações de PCR para detecção dos genes AtzA,B,C,D,E,F foi feito o sequenciamento dos produtos amplificados. O sequenciamento dos produtos amplificados e análise pelo BLAST demonstraram que os produtos amplificados apresentam 99-100% de identidade com as sequencias dos genes Atz, depositadas no GenBank.