27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:233-2


Poster (Painel)
233-2Substância com atividade antimicrobiana produzida por Pseudomonas aeruginosa EC no controle de patógenos multirresistentes e produtores de KPC
Autores:Ludovico, M.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Amichi, D.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Oliveira, A.G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Gionco. B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Vivan, A.P.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Lassie, F.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Véspero, E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Pelisson, M. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Marroni, F.E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná) ; Conceição, R.A. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP) ; Yano, T. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas - SP) ; Andrade, G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina - Paraná)

Resumo

O uso indiscriminado de antibióticos em hospitais, clínicas e comunidades levou ao surgimento de microrganismos patogênicos e comensais multirresistentes. Promissoras fontes de novos antimicrobianos, como as bactérias ambientais antagonistas podem inibir o crescimento de microrganismos patogênicos. Um isolado ambiental antagonista (Pseudomonas aeruginosa cepa EC) obtida a partir de água de leiteria produziu compostos potencialmente bioativos com atividade antibiótica frente a sete patógenos de interesse clínico humano e animal. Para definir o nível de antagonismo entre P. aeruginosa EC e as sete amostras de patógenos, foram realizados testes de formação de halo de inibição e de concentração inibitória mínima (MIC). A P. aeruginosa EC foi cultivada em Caldo Nutriente, á 30°C por 3 dias, com aeração. A dosagem da substância bioativa foi realizada utilizando a técnica de Bradford. Placas de ágar Mueller Hinton foram inoculadas pour plate com culturas de dois isolados de Acinetobacter baumannii, amostra 92 e 95, isoladas do Hospital Universitário Estadual de Londrina, (PR); dois isolados de Klebsiella pneumoniae 23 e 97, bactérias produtoras de KPC obtidas no HU de Londrina (PR); um isolado de Stenotrophomonas maltophilia obtido no Hospital Universitário de Ribeirão Preto (SP); um isolado de Pandoreia pulmoniella, obtido no Hospital Universitário de Campinas (SP), um isolado de Escherichia coli (APEC), obtido de um surto de diarreia em frangos, em granja da região de Campinas (SP). Foram realizadas perfurações de 9 mm no ágar de cada placa e inoculadas com 150 µL do sobrenadante da cultura de P. aeruginosa EC filtrada. A dosagem da substância ativa foi de 0,391 μg/mL. O MIC foi realizado em placas de 96 escavações, seguindo metodologia em acordo com o CLSI - 2009. Foram medidos os diâmetros dos halos de inibição com valores de 14 mm para A. baumannii 92 e 95; 13 mm para K. pneumoniae 23; 12 mm para K. pneumoniae 97; 16 mm para S. maltophilia e P. pulmoniella e 14 mm para E.coli. O MIC para A. baumannii 92 e 95 foi de 0,049 μg/mL; Klebsiella pneumoniae 23 e 97 foi de 0.098 μg/mL; S. maltophilia foi de 0.025 μg/mL, P. pulmoniella foi de 0,006 μg/mL e E. coli foi de 0,098 μg/mL. P. aeruginosa EC produziu um eficiente principio ativo para o controle dos patógenos testados, mostrando grande potencial para o desenvolvimento de um novo produto antimicrobiano, alternativo inclusive no controle de patógenos multirresistentes e produtores de KPC.