27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:229-1


Poster (Painel)
229-1CONTAMINAÇÃO BACTERIANA EM CASCAS DE OVOS E EM SEU AMBIENTE DE PRODUÇÃO – REFLEXOS DO CONTROLE DA SALMONELLA AVÍCOLA NO BRASIL
Autores:Galvão, J.A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Guerra Filho, J.B. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Possebon, F.S. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Spina, T. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nunes, L.B.S. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Zuin (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") ; Nogueira Pinto, J.P.A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

Resumo

Recentemente na União Europeia, o número de casos humanos de salmonelose tem decrescido gradualmente. Paralelamente, o decréscimo do número de plantéis avícolas infectados pelo patógeno vem sendo observado. Acredita-se que a implantação da Regulamentação Europeia e a vacinação dos plantéis comerciais tenham causado essa redução. No Brasil não há dados referentes ao resultado das condutas adotadas após a implantação de Programas de Controle, como as Normas de Higiene e Segurança Sanitária para Habilitação de Estabelecimentos Avícolas de Criação de Aves e Incubatórios Avícolas (1998) e, as Normas Técnicas para o Controle e Certificação de Núcleos e Estabelecimentos Avícolas (2003). Assim fazem-se necessários levantamentos do status sanitário de ovos, aves e ambiente de produção de ovos no país. Foi utilizada para o estudo uma granja localizada no município de Botucatu, SP, que aloja anualmente aproximadamente 350.000 aves. No momento do estudo, aves da linhagem Novogen estavam alojadas em gaiolas convencionais, distribuídas em 85 lotes. Foi selecionado um lote de 4680 aves em pico de produção - 31 semanas. A granja em questão não realizava vacinação contra Salmonella. Foi pesquisada a presença de Salmonella na água de bebida (poço artesiano e bebedouros) e ração das aves (fábrica de ração e comedouros), nas superfícies de bebedouros e comedouros e nas cascas de ovos, também foram enumeradas as Enterobactérias presentes nas mesmas no período de 22 de outubro a 12 de novembro/2012. A contagem de Enterobactérias foi realizada através da metodologia Petrifilm® e para pesquisa de Salmonella utilizou-se a metodologia convencional de isolamento. Das 200 amostras de ovos avaliadas, 117 apresentaram <1,0 x100 UFC/casca de ovo para contagem de Enterobactérias, as outras 83 amostras apresentaram contagens de 1,0x x100 a 5,1 x101 UFC/casca de ovo. Não foi detectada Salmonella em nenhuma das amostras avaliadas. Considerando que a amostragem foi considerada consistente estatisticamente pode-se afirmar que o núcleo de aves de postura comercial apresentou-se livre do patógeno. Ao considerar a granja avaliada verifica-se a eficiência dos Programas Nacionais de Controle de Patógenos, o que se for observado nas outras granjas distribuídas pelo país, resultará na diminuição no número de casos humanos de salmonelose também no Brasil.