27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:214-2


Poster (Painel)
214-2DESMITIFICANDO AS BACTÉRIAS NO ENSINO BÁSICO
Autores:Zanovello, R. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Mattana, S. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Theisen, G, R. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Oliveira, R.P. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Moresco, T.R. (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

O ensino da microbiologia é um desafio para professores das áreas das Ciências por incluir conceitos abstratos e organismos invisíveis a olho nu. A falta de conexão entre a microbiologia e o cotidiano dificulta o aprendizado desse tema tão importante, fazendo-se necessário o desenvolvimento de estratégias didáticas que auxiliem o professor a estimular os estudantes para o conhecimento e assim contornarem as dificuldades no ensino desse conteúdo. Para tal, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência realizaram uma oficina sobre bacteriologia que incluía atividades como semeadura de bactérias em meios de cultura e esfregaço da mucosa bucal para observar micro-organismos aderidos à superfície das células. As atividades foram desenvolvidas com um grupo de estudantes da sétima série no laboratório de uma escola da rede básica de ensino no município de Palmeira das Missões. No início e ao final das atividades, os alunos realizaram um desenho de suas representações sobre micro-organismos. Como os discentes em sua grande maioria desconheciam esses seres microscópicos, as ilustrações feitas antes da realização das atividades davam às bactérias uma denotação humanizada, em forma de “animações” e semelhantes a animais. No andamento da oficina, os alunos foram obtendo a percepção de como é a estrutura bacteriana e ao final das atividades, os desenhos não demostravam mais informações destorcidas em relação ao formato dos micro-organismos, uma vez que, estes seres vivos estavam representados semelhantes ao real em sua forma e tamanho. Esse resultado evidenciou que as atividades pratico-experimentais realizadas contribuíram para o melhor entendimento dos conceitos que tangem o estudo das bactérias, pois as concepções iniciais errôneas dos estudantes sobre esses micro-organismos foram mudando à medida que os estudantes perceberam que as bactérias eram invisíveis a olho desarmado, sem humanização e estavam presentes em todos os ambientes.