27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:191-1


Poster (Painel)
191-1Influência da variação de parâmetros relacionados a condições de cultivo e nutrientes sobre a produção de metabólitos de Burkholderia cepacia com atividade antimicrobiana contra bactérias produtoras da enzima KPC
Autores:Vivan, A.C.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Gionco, B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Simões, G.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Salvador, M.S.A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Navarro, M.O.P. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Simionato, A.S. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Vespero, E.C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Oliveira, A.G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; Andrade, G. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O mecanismo de resistência envolvendo carbapenemases, principalmente KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), tem mostrado elevado potencial de transferência intra e interespécies, reduzindo consideravelmente as possibilidades de regimes terapêuticos eficazes. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi aperfeiçoar as condições de cultivo e avaliar parâmetros relacionados a quantidades de nutrientes para a produção de ativos antimicrobianos produzidos por Burkholderia cepacia (cepa RV1R2) frente a isolados clínicos produtores da enzima KPC. A bactéria RV1R2 foi isolada em uma prospecção realizada no município de Itararé-SP, às margens do Rio Verde. Esta cepa foi analisada pelo sistema automatizado Phoenix (BD), que indicou se tratar de uma bactéria do grupo Burkholderia cepacia. Após testes preliminares, observou-se que a mesma atuava como antagonista do crescimento de alguns patógenos hospitalares, principalmente micro-organismos produtores da enzima KPC. Os testes de atividade antibiótica foram feitos por difusão em agar em poços com adição do sobrenadante livre de células, contra isolados clínicos produtores da enzima KPC (K. pneumoniae e Enterobacter aerogenes). Diferentes condições de cultivo e concentrações de nutrientes foram variadas a fim de obter a padronização do método de produção dos metabólitos antimicrobianos. Dessa forma, foram testados os seguintes meios de cultura líquidos, a 28 °C, sob agitação de 100 rpm, por 10 dias: RC, TY, LB e Kings B, sendo que apenas em cultivo neste último houve produção de ativos antimicrobianos contra as cepas patogênicas do estudo. Após esse teste, as concentrações de peptona deste meio de cultura também foram modificadas, e testadas, obtendo uma curva de atividade versus concentração. O meio Kings B contendo metade da concentração padrão de peptona apresentou maior atividade que os demais, acarretando a otimização do processo. Também foram testadas condições de cultivo em sistema controlado com aeração. Nestas condições, a cepa RV1R2 apresentou maior produção de ativos antimicrobianos contra os isolados clínicos testados quando comparados com a produção em Incubadora com agitação orbital. Os resultados deste estudo podem conduzir à descoberta de uma nova molécula que possibilite o desenvolvimento de um novo fármaco. Isso traria novas alternativas terapêuticas para o tratamento de infecções por tais bactérias multirresistentes, reduzindo a mortalidade.