27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:189-1


Poster (Painel)
189-1EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DO HIDROLISADO HEMICELULÓSICO DE TORTA DE MACAÚBA (Acrocomia aculeata) NA PRODUÇÃO DE ETANOL POR Candida boidinii UFMG14
Autores:BATISTA, .F. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; GONÇALVES, D.B. (UFMG - Universidade Federal de Minas GeraisUFSJ - Universidade Federal de São Jõao del-Rei.) ; PEREIRA, J.B. (UFSJ - Universidade Federal de São Jõao del-Rei.) ; CORDEIRO, G.A.R. (UFSJ - Universidade Federal de São Jõao del-Rei.) ; SANTOS, V.L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Um dos desafios da produção de etanol hemicelulósico é a obtenção de hidrolisados contendo concentrações mínimas de compostos inibitórios, mas que, também apresentem concentrações adequadas de açúcares e outros nutrientes que permitam o crescimento das linhagens cultivadas e uma eficiente produção de etanol. Para tanto, podem ser utilizados suplementos que auxiliem o crescimento microbiano e que potencializem essa produção. No presente trabalho, avaliou-se o efeito da suplementação do hidrolisado hemicelulósico de torta de macaúba na fermentação de xilose a etanol pela levedura Candida boidinii UFMG14. O hidrolisado foi obtido pela hidrólise ácida da torta de macaúba e detoxificado com o uso de carvão ativado a 2,5% (p/v). Para a fermentação, a linhagem foi cultivada por 72h, a 30ºC e 150rpm, em frascos Erlenmeyer com hidrolisados contendo 10 ou 25 g/l de xilose, suplementados ou não com extrato de levedura (10g/l), ureia (2,5g/l) e sulfato de magnésio (1,5g/l). Amostras foram retiradas a cada 12 horas e as concentrações de etanol, açúcares e compostos tóxicos foram determinadas por cromatrografia líquida de alta eficiência. Os resultados demonstraram um aumento de 30% na produção de etanol em hidrolisado suplementado (4,0g/l) em relação ao não suplementado (2,8g/l), ambos contendo 10g/l de xilose. Na concentração de 25g/l de xilose, houve um aumento de 60% na produção de etanol comparando-se o hidrolisado não suplementado (7,8g/l) e o suplementado (12,0g/l), sendo essa última a maior produção de etanol obtida. Os resultados demonstram o efeito positivo da suplementação na produção de etanol por C. boidinii UFMG 14, alcançando valores semelhantes ou mesmo superiores aos das leveduras já descritas. Esse estudo demonstra o potencial de C. boidinii UFMG14 para a produção de etanol em matéria prima rica em xilose e sugere que novos estudos de otimização podem melhorar ainda mais os parâmetros da fermentação por essa linhagem.