27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:187-2


Poster (Painel)
187-2PERFIL DE SUSCETIBILIDADE À CLARITROMICINA EM ISOLADOS CLÍNICOS DE MICOBACTÉRIAS NÃO TUBERCULOSAS DE CRESCIMENTO RÁPIDO
Autores:Bonez, P.C. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Marques, B.M. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Flores, V.C. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Siqueira, F.S. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Bianchini, B.V. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Dalmolin, T.V. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Righi, R.A. (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Campos, M.M.A (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

As micobactérias não tuberculosas (MNT) colonizam o corpo humano na forma saprófita de vida, podendo causar infecções ou doenças. Durante os últimos anos o número de MNT descritas em diferentes situações clínicas tem aumentado consideravelmente, devido principalmente às infecções em pacientes imunocomprometidos e ao aprimoramento das técnicas de cultura e identificação das micobactérias. As micobactérias de crescimento rápido apresentam resistência a um amplo espectro de antimicrobianos, o que limita as opções terapêuticas de tratamento dos pacientes enfermos. Este trabalho teve como objetivo determinar a suscetibilidade à claritromicina em isolados clínicos de micobactérias não tuberculosas de crescimento rápido. Para a execução do experimento foram utilizados seis isolados clínicos - provenientes do Laboratório de Analises Clínicas do Hospital Universitário de Santa Maria - e as cepas Mycobacteirum abscessus (ATCC 19977), M. fortuitum (ATCC 6841) e M. massiliense (ATCC 48898). As amostras clínicas submetidas ao teste de suscetibilidade para claritromicina, pelo método de microdiluição em caldo, foram identificadas por métodos fenotípicos e caracterizadas como pertencentes ao grupo IV (micobactérias de crescimento rápido) pela classificação de Runyon. O antimicrobiano foi avaliado em concentrações que variaram de 0,06 µg/mL a 64 µg/mL. Para a realização das diluições seriadas utilizou-se caldo Mueller-Hinton. Os resultados – baseados na concentração inibitória mínima e reportados em sensível, intermediário ou resistente - demonstraram que o antimicrobiano não teve atividade satisfatória para a maioria das bactérias testadas. Dessas, três espécimes se monstraram resistentes e três isolados clínicos evidenciaram perfil de sensibilidade à claritromicina. Os demais microrganismos apresentaram suscetibilidade intermediária. O surgimento de bactérias resistentes ao antibiótico limita o tratamento de infecções devido à falha terapêutica. Tendo-se em vista que a claritromicina tem seu uso aprovado em infecções causadas por micobactérias de relevância clínica, a resistência dessas a este fármaco se torna um problema significante. Com isso, as informações obtidas são relevantes e podem fornecer subsídios para o incentivo da aplicação de testes de suscetibilidade na rotina laboratorial de amostras de micobactérias de crescimento rápido.