27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:181-1


Poster (Painel)
181-1Identificação e caracterização de Listeria monocytogenes isolada de paciente com quadro clínico de meningite em Pelotas, RS
Autores:Cunha, C. E. P. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Moreira Jr, C. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Mendonça, M (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Silva, W. P (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Conceição, F. R. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Listeria monocytogenes é o agente etiológico da listeriose, uma doença severa de origem alimentar que apresenta baixas taxas de morbidade e altas taxas de letalidade, principalmente em indivíduos imunossuprimidos, idosos, crianças e mulheres grávidas, nos quais pode causar encefalite, meningoencefalite e abortos. Dos 13 sorotipos descritos, 1/2a, 1/2b e 4b estão envolvidos em 98% dos surtos em humanos, sendo o 4b considerado o mais virulento. Dentre os diversos fatores de virulência de L. monocytogenes, a proteína internalina A (InlA) é essencial para adesão e internalização no enterócito, possibilitando sua entrada no organismo. Objetivou-se relatar o isolamento e realizar a caracterização sorológica de um isolado clínico de L. monocytogenes. Amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR) de um paciente com quadro clínico característico de meningite bacteriana foi coletada por punção lombar, inoculada em frasco BacT/Alert PF e incubada para detecção automatizada pelo sistema BacT/Alert® 3D. A identificação bacteriana foi realizada pelo sistema ViteK®2 utilizando a carta GP. A produção de β hemólise, teste de Camp e obtenção de colônias em ágares Oxford e Palcam foram realizados como testes suplementares, e a confirmação de L. monocytogenes foi feita por Western blot utilizando o anticorpo monoclonal 2D12 (anti-InlA) produzido pelo nosso grupo. A sorotipificação foi realizada pela Fiocruz, sendo o isolado sorotipado como 4b, o que vem ao encontro da literatura que relata esse sorotipo como o mais implicado em casos e surtos de listeriose. O cultivo automatizado foi fundamental para o isolamento bacteriano, tendo em vista que na semeadura do LCR puro não houve crescimento da bactéria. Em todos os testes suplementares o isolado apresentou características típicas de L. monocytogenes. Diversos estudos no Brasil têm relatado o isolamento de L. monocytogenes em alimentos, entretanto, nenhum surto de listeriose foi descrito, apenas casos esporádicos. Os resultados obtidos reforçam a relevância do sorotipo 4b nos casos de listeriose humana, bem como demonstram a especificidade do anticorpo monoclonal produzido por nosso grupo, para a identificação de L. monocytogenes. Além disso, evidencia-se a importância da utilização de técnicas mais sensíveis para a identificação desse micro-organismo em casos clínicos.