27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:175-1


Poster (Painel)
175-1ESTUDO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIA DA COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE BOVINA IN NATURA NAS FEIRAS LIVRES DO RECÔNCAVO BAIANO
Autores:VIOLANTE, P.C. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; LACERDA, M.S.C. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; Lima, D.V. (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA) ; Barros, L S S (UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA)

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo feito para diagnosticar a condição de sanitária da carne bovina "in natura" comercializada nas feiras livres do Recôncavo Baiano, numa área compreendida pelo Território de Identidade do Recôncavo, composto pelos seguintes municípios: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, São felipe, São Felix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Saúbara e Varzedo. A pesquisa estendeu-se a 20 municípios, tendo sido feito analises microbiologicas a saber: 1) Determinação de numero mais provável de coliformes(NMP);2)Identificação de Escherichia Coli;3)Contagem de fungos Filamentosos e leveduras;4)Mesófilos e Psicrotróficos viáveis. Foram colhidas, três amostras por barracas nas feiras municipais, sendo 4 barracas por município, no total de 12 amostras por cidade, foram feitas 3 diluições por amostra, sendo 36 placas de Petri por semana no total, pois foi feito uma cidade por semana, devido a capacidade do laboratório da UFRB. Este estudo pretende demonstrar a necessidade ou não da implantação da portaria Ministerial da Agricultura 304/96, que normatiza a distribuição e comercialização da carne bovina nos municípios estudados. Os estudos demonstram ate agora que a qualidade sanitária da carne comercializada está bem aquém do que seria esperado para municípios que rodeiam a capital do estado da Bahia. Observou-se que além dos achados laboratoriais, as condições sanitárias da comercialização para o consumidor são as piores possíveis, demonstrada através de fotos e registros, em grande parte devido a questões culturais e a inoperância dos órgãos de fiscalização tanto estadual como municipal, existindo interesses políticos diretamente ligados a esta inoperância. A pesquisa demonstra a situação atual e propõe soluções para o futuro.