27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:171-1


Poster (Painel)
171-1A prevalência de Streptococcus agalactiae presentes na microbiota vaginal e anorretal de gestantes de baixo e alto risco obstétrico em Manaus/Am e avaliação da suscetibilidade aos antimicrobianos
Autores:BATALHA, F.A. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; CRUZ, C.B.N. (ILMD/FIOCRUZ - Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz) ; FREIRE, C.H.E. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; ALVES, K.C. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas) ; ORLANDI, P.P. (ILMD/FIOCRUZ - Instituto Leônidas e Maria Deane - Fiocruz)

Resumo

O Streptococcus agalactiae é denominado rotineiramente de EGB, é um diplococo Gram-positivo presente no trato gastrointestinal e geniturinário humano, que quando acomete a grávida compromete a evolução da gestação. Estima-se que 12 a 35% das mulheres grávidas estejam colonizadas pelo EGB, esse microrganismo pode ser transmitido no momento do parto e representa importante causa de sepse neonatal. A presença do EGB no trato geniturinário materno é responsável pela ocorrência de infecções maternas que compromete a evolução da gestação favorecendo a ocorrência de aborto, parto prematuro e morte letal intrauterina. Dessa forma, o conhecimento da prevalência da colonização pelo EGB em gestantes é um importante passo na adoção da profilaxia da infecção causada por esse microrganismo. O objetivo deste estudo foi detectar a presença de EGB em amostras coletadas da região vaginal e anorretal de gestantes, determinar a prevalência da colonização pelo EGB nessa população e conhecer o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos das cepas isoladas. Foram estudadas 153 gestantes com 35-37 semanas de gestação, as amostras coletadas foram inoculadas em meio seletivo de Todd Hewitt, com ácido nalidíxico (15 µg/mL) e gentamicina (8 µg/mL), com posterior subcultura no meio de ágar sangue. A identificação foi feita por meio da avaliação da morfologia e tipo de hemólise das colônias no meio de ágar sangue, teste da catalase, teste de cAMP, testes sorológicos e sequenciamento do gene 16S rRNA. A avaliação da suscetibilidade aos antimicrobianos foi realizada pelos testes em discos de difusão em ágar. Os resultados obtidos foram que 75 (49%) amostras foram positivas para o EGB, sendo destas 26 (34,6%) positivas para região vaginal e anorretal e 13 (17,3%) amostras positivas da região anorretal. As amostras demostraram uma alta sensibilidade à penicilina, eritromicina e vancomicina. Foram encontradas resistência aos antibióticos: nitrofurantoina (81,3%), ampicilina (80%), cefazolina(62%) e clindamicina (16,9%). Com isto, este trabalho conclui que houve uma incidência elevada de colonização por EGB entre as gestantes avaliadas e o isolamento de cepas resistentes, no qual se enfatiza a importância de realizar um diagnóstico preventivo e avaliação da suscetibilidade aos antimicrobianos destas amostras, para uma prevenção eficaz das infecções neonatais existentes.