27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:159-2


Poster (Painel)
159-2Atividade antifúngica in vitro de infusões e extratos de Hortelã (Mentha piperita L.) frente à dermatófitos preservados sob óleo mineral na Micoteca URM.
Autores:Severo Gomes, B. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Gomes, M.C.T. (UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO) ; Souza Motta, C.M (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Lima, G.B. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Fernandes, M.J. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Lima, D.M. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Costa, P.M.O. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Ferreira, M.J.L. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

As dermatofitoses são infecções fúngicas superficiais de tecidos queratinizados causados por um grupo de fungos que recebem a denominação de dermatófitos. Estes fungos são constituídos pelos gêneros Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton que possuem características morfológicas, fisiológicas e antigênicas que permitem o seu relacionamento. O emprego das plantas pela medicina tem chamado a atenção de pesquisadores, no sentido de ser um campo promissor para o tratamento alternativo para fungos. A pesquisa de extratos vegetais com ação antimicrobiana se apresenta como uma saída para o combate aos micro-organismos, em razão do grande aumento da resistência de micro-organismos patogênicos a múltiplas drogas, devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, levando assim à procura de novas alternativas terapêuticas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a atividade antifúngica dos extratos e infusões de Hortelã (Mentha piperita L.) frente aos dermatófitos dos gêneros Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton. Foram testadas nove amostras de micro-organismos, sendo um total de três culturas do gênero Trichophyton, três culturas do gênero Microsporum e três culturas do gênero Epidermophyton preservadas sob o óleo mineral depositadas na Micoteca URM do Departamento de Micologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco. As culturas foram reativadas, verificadas sua viabilidade e pureza bem como foram realizadas suas confirmações taxonômicas. Os ensaios utilizara infusão aquosa e as extrações alcoólicas etílicas e alcoólicas cereais de hortelã. A avaliação foi realizada considerando-se a média do diâmetro da colônia. Essas placas foram avaliadas a partir da repicagem do micro-organismo até o 10º dia. A mensuração do diâmetro ocorreu com auxílio de paquímetro de precisão. Placas controles foram utilizadas como testemunhas.Os fungos utilizados foram repicados em meios testes contendo os extratos onde foram avaliados os crescimentos durante dez dias. Ao fim das análises foi comprovado o potencial antifúngico de Mentha piperita L com atividade fungistática frente aos dermatófitos testados.