27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:153-2


Poster (Painel)
153-2Análise microbiológica da água de consumo domiciliar, no município de São Sebastião da Boa Vista, Marajó-PA, Brasil
Autores:BOUTH, R.C. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; MONTEIRO, C. N. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; RODRIGUES, M. C. B. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; GOMES, L. B. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; RIBEIRO, K. T. S. (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Introdução e Objetivos: Sendo a água uma das principais substâncias ingeridas pelo ser humano, constitui-se um elemento indispensável à vida. Entretanto, pode servir de veiculação para vários agentes patogênicos. O grupo dos coliformes totais (CT) e termotolerantes (CTerm.) são importantes indicadores de contaminação fecal, destacando-se a Escherichia coli (E. coli) que por ter habitat primário o trato intestinal do homem e de animais, indica contaminação fecal recente. Considerando os riscos à saúde humana associados com a presença de micro-organismos patogênicos presentes na água, este trabalho objetivou avaliar as condições da qualidade sanitária da água de consumo domiciliar e de beber no município de São Sebastião da Boa Vista (SSBV) (Marajó-Pará). Metodologia: O estudo foi realizado no município SSBV, Marajó (PA) no mês de setembro de 2012. Foram coletadas 90 amostras de água de consumo (torneira) e 90 de água de beber (geladeira). A pesquisa dos indicadores microbiológicos (CT, CTerm e E. coli) foi realizada através da técnica do Substrato Cromogênico Definido ONPG-MUG, sendo que para a água de consumo foi determinado o Número Mais Provável (NMP) por 100 mL de água, e para a água de beber foi realizado o teste de Presença-Ausência. Resultados: Na análise da água de beber, 100% das amostras foram positivas para coliformes totais e dessas 52,2% foram positivas para E. coli. Quanto à análise de água da torneira, 88% do total de C. totais apresentaram valores acima dos padrões estabelecidos pela portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, enquanto que para E. coli 59% apresentaram positividade. Conclusão: As amostras encontram-se impróprias para o consumo humano, quer por manipulação, armazenamento ou distribuição inadequadas. Sendo que, a confirmação de E. coli em amostras de beber e de torneira, indicam risco à saúde da população devido a possibilidade da presença na água de agentes relacionados às doenças de veiculação hídrica.