27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:153-1


Poster (Painel)
153-1Condições microbiológicas de água de consumo humano na área urbana dos municípios de Anajás e Chaves, Marajó-PA, Brasil.
Autores:BOUTH, R.C. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; RODRIGUES, M. C. B. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; GOMES, L. B. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; MONTEIRO, C. N. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; RIBEIRO, K. T. S. (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Introdução e Objetivos: A carência no sistema de saneamento básico associado à ausência de medidas de higiene, e consumo de água de má qualidade proporcionam a prevalência de doenças nas populações humanas. Em decorrência das dificuldades de acesso à água potável em muitos municípios da região Amazônica, o presente estudo objetivou verificar a qualidade higiênica e sanitária da água de consumo domiciliar e de beber nos municípios de Anajás e Chaves. Metodologia: Os municípios estudados fazem parte do Arquipélago do Marajó, localizado no Estado do Pará. Foram visitadas 168 residências, sendo 97 no município de Anajás, e 71 no município de Chaves. Em cada domicílio foram coletadas 2 amostras de água, uma de consumo geral da família e outra de beber, totalizando 336 amostras. As amostras de água de consumo foram submetidas ao teste quantitativo, determinando-se o Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Totais (C.T) e Escherichia coli, e as amostras de água de beber, foram analisadas através do teste qualitativo de presença e ausência de bactérias do grupo C.T e E. coli, ambos utilizando a técnica do Substrato Cromogênico Definido ONPG-MUG. Resultados: Foi observado que 100% das amostras de água de beber, de ambos os municípios, apresentaram resultado positivo para C.T. No teste indicativo da presença de E. coli, observou-se positividade em 43,3% das amostras em Anajás, e 82,86% em Chaves. Das amostras de água de consumo, no município de Anajás, 88,66% estavam fora dos padrões de potabilidade preconizado pela Portaria Nº 2914/ 2011 do Ministério da Saúde, com resultado >1 NMP de C.T/100 mL. Quanto à E. coli, 46,39% das amostras apresentaram ausência da bactéria. No município de Chaves, 98,6% das amostras estavam acima dos padrões de potabilidade para C.T, e 74,65% não apresentaram resultado negativo para E. coli (<1 NMP/100 mL). Conclusão: Desse modo, foi possível observar uma grande quantidade de amostras de água fora dos padrões de potabilidade para o consumo humano, seja água de beber, ou de consumo doméstico. Este fato se constitui em risco à saúde pública, uma vez que o consumo de água contaminada é importante veículo disseminador de doenças infecciosas, como as gastroenterites.