27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:149-2


Poster (Painel)
149-2Lesões cultâneas causada por Pseudomonas aeruginosa com resistência antimicrobiana e produção de metallo-betalactamases em uma cadela atendida no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande/Campus de Patos, Paraíba - Relato de caso
Autores:Macêdo, M.M.S (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Mendes, R.S. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Medeiros, L.K.G. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Silva, L.C.A. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Matos, R.A.T. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Oliveira, R.M (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Pessoa D. A.N. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Aquino, S.S. (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo

A Pseudomonas aeruginosa apresenta-se em forma de bastonete Gram-negativo, comumente envolvida na etiologia de infecções hospitalares tanto em humanos como em animais. É um microrganismo umbiquitário, encontrada na água, no solo, em vegetais e insetos, com distribuição mundial. Esta envolvida principalmente em casos de otite, cistite, endometrite, dermatite, abcessos, pneumonia e septicemia em diversas espécies de animais domésticos. Este patógeno tem importância clinica por apresentar resistência intrínseca a antibióticos e desinfetantes. Neste trabalho, relata-se o caso de uma cadela, da raça Shih tzu, de sexo feminino, com idade de um ano e dois meses, atendida no Hospital Veterinário do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande. O animal apresentava lesões no focinho e nas quatro patas, com presença de coceira e de um prurido intenso em todas as lesões. Foi realizado uma coleta da secreção purulenta em todas as lesões, o material foi enviado para realização de exames microbiológicos, onde foi identificada a bactéria Pseudomonas aeruginosa. No isolado foi realizado o teste de susceptibilidade in vitro para 15 diferentes antimicrobianos, utilizando o teste de disco difusão pelo método de Kirby-Bauer e o teste fenotípico para produção de metallo-betalactamases pelo método preconizado pelo CLSI. A estirpe apresentou múltipla resistência para 11 antimicrobianos testados. Os maiores indices de resistência observados foram para, ampicilina, amoxicilina/ac. clavulânico, cefalexina, cefalotina, neomocina, ceftiofur, cloranfenicol e tetraciclina. Os maiores índices de sensibilidade foram para cefalosporina, e polimixina B. A Pseudomonas aeruginosa isolada apresentou resultado positivo para o teste de produção de metallo-betalacmases. Após varias tentativas de tratamentos sem sucesso anteriores a realização do antibiograma, o animal foi submetido ao tratamento com cefalosporina de 2ª geração identificado como sensível no teste in vitro, onde obteve-se sucesso no tratamento e cura completa das lesões. Neste caso fica evidente que devido à elevada incidência de estirpes multirresistentes e produtoras de metallo-betalactamases, se faz necessário o monitoramento através de testes fenotípicos para verificar a resistência desses microrganismos frente aos antimicrobianos em Medicina Veterinária.