27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:136-1


Poster (Painel)
136-1Análise Microbiológica de Mate e Suco de Limão vendido em tonel nas praias de Copacabana e Ipanema na Zona Sul do Rio de Janeiro e perfil de resistência aos antimicrobianos de coliformes
Autores:Sacramento, V.S. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Costa, L.E.O. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Felix, B.B. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Oliveira, G.A.R. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Silveira, T.S. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Oliveira, B.C.E.P.D. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Oliveira, A.C. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Hora, I.M.C. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A Erva-Mate é um produto constituído por folhas e ramos não torrados de IIex paraguariensis. Quando torrado, o produto é chamado de Chá Mate, que pode ser preparado como chá quente ou bebida gelada. O Mate é uma bebida muito popular nas praias cariocas sendo comercializado em tonel adicionado ou não de Suco de Limão. A proibição de sua venda devido às condições sanitárias gerou protestos que culminaram com a regulamentação dos vendedores que hoje são considerados Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade microbiológica de Mate e Suco de Limão comercializados em tonéis nas praias de Copacabana e Ipanema no Rio de Janeiro e avaliar o perfil aos antimicrobianos de isolados obtidos. Foram avaliadas nove amostras de Mate e nove amostras de Suco de Limão. A quantificação de coliformes termotolerantes (CT), de mesófilos e de bolores e leveduras, assim como, a pesquisa de Salmonella sp. foram realizadas segundo a Instrução Normativa 62. O antibiograma foi executado pela técnica de disco-difusão segundo o CLSI. O isolamento de coliformes foi realizado em Ágar EMB e as colônias características de E. coli identificadas com os kits Bactray I e II. As amostras analisadas apresentaram valores menores que 102 NMP/mL de CT, estando de acordo com a legislação vigente. Foram obtidos 32 isolados em EMB e 40 colônias típicas de Salmonella em Bismuto Sulfito, Rambach e XLD. Nenhum dos isolados obtidos na pesquisa de Salmonella sp. foi confirmado pelas provas bioquímicas. Destes isolados, 13 já foram identificados, sendo: Klebsiella pneumoniae 5,6%; Klebsiella oxytoca 2,8%; Klebsiella ozaenae 2,8%; Hafnia alvei 2,8% Enterobacter cloacae 4,8%. O perfil de resistência de nove isolados revelou que dois não apresentaram resistência aos antibióticos utilizados, três apresentaram um perfil de multirresistência, uma vez que foram resistentes a três classes diferentes, enquanto os demais isolados foram resistentes a um ou dois dos antibióticos. Seis amostras apresentaram contagem de bactérias e contagem de bolores e leveduras acima de 104 UFC/mL enquanto as outras amostras tiveram contagens entre 102 a 104 UFC/mL. O número elevado de mesófilos, bolores e leveduras a princípio não representa um risco para a saúde do consumidor, no entanto, podem ser responsáveis pela rápida deterioração do produto. Além disso, é preocupante a existência de coliformes nestas bebidas com perfil de multirresistência aos antibióticos.