27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:135-1


Poster (Painel)
135-1Perfil de resistência aos antibióticos de coliformes isolados de Queijo Minas Frescal e Avaliação da qualidade microbiológica de Queijo Minas Frescal
Autores:Felix, B.B. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Oliveira, G.A.R. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Sacramento, V.S. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Silveira, T.S. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Oliveira, B.C.E.P.D. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Nascimento, J.S. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro) ; Costa, L.E.O. (IFRJ - Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro)

Resumo

O queijo Minas Frescal é um excelente meio de cultura para micro-organismos devido a sua composição química e também pela sua alta umidade. Sendo sua principal fonte de contaminação o descuido higiênico-sanitário de manipuladores e utensílios utilizados na fabricação. O projeto visa pesquisar a presença de coliformes e verificar seu perfil de resistência aos antimicrobianos em amostras de queijo Minas Frescal comercializadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. A quantificação de coliformes termotolerantes foi realizada pela técnica de número mais provável (NMP) segundo a Instrução Normativa nº 62. O isolamento foi realizado em meio EMB (37ºC/24h), sendo os isolados submetidos ao teste de oxidase e identificadas com os kits Bactray I e II como recomendado pelo fabricante. A caracterização fenotípica de resistência de todos os isolados aos antibióticos foi realizada pela técnica de difusão segundo o CLSI. Para as bactérias do gênero Acinetobacter foram utilizados oito antibióticos e para as Enterobacteriaceae foram utilizados 15 antibióticos. Cinco das 11 amostras analisadas estavam fora do padrão de qualidade exigido pela legislação por apresentar >500 NMP/g de coliformes termotolerantes. Foram obtidos 77 isolados, destes 26 foram identificados, sendo: Acinetobacter sp (5,2%), Cronobacter sakazakii (Enterobacter sakazakii) (1,3%), Enterobacter aerogenes (1,3%), Escherichia coli (10,4%), Escherichia vulneris (1,3%), Hafnia alvei (11,7%) e Klebsiella ozaenae (3,9%). Os outros 51 (66,2 %) isolados estão sendo identificados. Os perfis de resistência dos 27 isolados já identificados mostram que dois isolados (7,4%) foram resistentes a cinco antibióticos, seis isolados (22,2%) foram resistentes a quatro antibióticos, quatro isolados (14,8%) foram resistentes a três antibióticos, três isolados (11,1%) foram resistentes a dois antibióticos, três isolados (11,1%) foram resistentes a um antibiótico, enquanto, nove isolados (33,3%) foram susceptíveis a todos os antibióticos analisados. A presença de isolados da família Enterobacteriaceae com perfil de multirresistência a antibióticos juntamente com o fato de 40% das amostras analisadas estarem em desacordo com a legislação vigente demonstra a necessidade de intervenção e melhoria das condições higiênico-sanitárias na produção e nos estabelecimentos comerciais além da necessidade de se averiguar se o leite que esta sendo utilizado para a fabricação destes tipos de queijo contém resíduos de antibióticos.