27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:133-1


Poster (Painel)
133-1Redução do crescimento de Salmonella Typhi pela estirpe de E. coli EC1 em meio de cultura e em uma matriz alimentar
Autores:Damaceno, H. F. B. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; FREITAS JUNIOR, C. V. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Peçanha, B. R. B. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Costa, L. E. O. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro) ; Nascimento, J. S. (IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Embora as bacteriocinas produzidas por bactérias Gram-negativas não sejam tão estudadas quanto aquelas produzidas por bactérias Gram-positivas, diferentes aplicações têm sido sugeridas para essas substâncias. Alguns trabalhos relatam que a interferência bacteriana de estirpes bacteriocinogênicas Gram-negativas reduz os níveis de patógenos entéricos em animais, podendo assim prevenir a aquisição de cepas patogênicas. Já outros exemplos de aplicação incluem seu potencial como conservantes de alimentos, como agentes antitumorais ou como controle de doenças diarréicas provocadas por bactérias enteropatogênicas. A estirpe Escherichia coli EC1, estudada por nosso grupo, produz uma substância antimicrobiana (SAM) de natureza proteica, que possui atividade antagonística sobre diferentes bactérias Gram-negativas isoladas de alimentos, incluindo estirpes de E. coli e Salmonella sp., sendo algumas delas resistentes a antibióticos. Neste trabalho, avaliamos a interferência bacteriana entre a estirpe produtora E. coli EC1 e uma estirpe de Salmonella enterica subsp. enterica sorotipo Typhi através de co-cultivo tanto em caldo Casoy quanto em leite UHT, partindo-se da contagem inicial de 25-30 ufc/ml de cada estirpe. Para a quantificação das estirpes produtora e indicadora, foi realizado o plaqueamento da co-cultura em ágar EMB e ágar bismuto-sulfito, respectivamente. Não houve diferença significativa entre os resultados obtidos em meio de cultura e em leite. A co-cultura da estirpe E. coli EC1 com a estirpe de Salmonella Typhi resultou no decréscimo, mas não na inibição total, do crescimento da estirpe indicadora, observando-se, ao final de 24h de incubação, uma redução superior a 5 log UFC/ml em relação ao controle. Os mesmos experimentos foram conduzidos com uma estirpe de E. coli não-produtora de SAM e nenhuma inibição do crescimento da estirpe indicadora foi observada. Novos testes empregando-se preparações semi-purificadas da SAM EC1 estão sendo realizados. Nossos resultados sugerem que a substância produzida pela estirpe EC1 possui potencial de aplicação tanto em meio de cultura como em uma matriz alimentar contra bactérias do gênero Salmonella, o qual abriga importantes patógenos de seres humanos e animais.