27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:128-1


Poster (Painel)
128-1Otimização da produção de lipases por Trichosporon sporotrichoides URM6630 utilizando Planejamento Estatístico do tipo Plackett-Burman (PB)
Autores:Mergulhão, Vanilla (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Souza, O.C. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Sousa, M.A. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; MEDEIROS, Erika Valente de (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Moreira, K.A. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Souza-Motta, C.M. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O potencial biotecnológico de enzimas lipolíticas produzidas por micro-organismos, tem atraído atenção por causa de suas várias aplicações em escala industrial como na produção de alimentos, detergentes, cosméticos e fármacos. As lipases constituem um grupo heterogêneo de enzimas que catalisam a degradação de ácidos graxos. A grande demanda industrial por novas fontes de lipases com diferentes características, tem estimulado a busca de novas cepas de micro-organismos lipolíticos, principalmente de fungos, ou a procura de novas fontes de carbono com o interesse em otimizar a produção de lipases. Espécies de Trichosporon vem sendo objeto de estudos devido a sua capacidade de produzir lipases normalmente extracelulares. O objetivo deste trabalho foi identificar as variáveis que influenciam a produção lipolítica de T. sporotrichoides URM6630 através do planejamento Plakett-Burman (PB) e Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). O estudo de produção foi conduzido utilizando Planejamento Estatístico do tipo Plackett-Burman (PB), onde foram avaliadas onze variáveis em diferentes concentrações: tempo de incubação 72 e 120 horas; temperatura 28 e 40°C; rotação 100 e 150rpm; pH 5.0 e 7.0; tamanho do inoculo 5mm e 7mm; concentração óleo de licuri 0,5% e 1% (mL/L); extrato de levedura 0% e 0,5% (g/L); cloreto de cálcio 0% e 0,1% (g/L); cloreto de sódio 0,5% e 1% (g/L); sulfato de amônio 0% e 0,1% (g/L); e fosfato de potássio 0% e 0,1% (g/L). No planejamento plackett-Burman (PB), segundo o método foram identificadas três componentes importantes que influenciam a produção de lipases; temperatura, concentração de KH2PO4 e concentração de óleo de licuri. Os valores ótimos dessas três variáveis foram determinados pela metodologia de superfície de resposta (MSR). Utilizando o design de Metodologia por superfície de resposta verificamos que a interação entre o óleo licuri e concentração de KH2PO4 mostraram um melhor resultado obtendo uma produção máxima de lipase de 20,92 U/mL. Trichosporon sporotrichoides URM6630 está sendo indicado como uma nova espécie capaz de produzir quantidades significativas de lipases.