27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:125-1


Poster (Painel)
125-1Desempenho da PCR Multiplex Alelo Específico (PCR-MAS) para detecção de genes de Mycobacterium tuberculosis associados à resistência para Isoniazida e Rifampicina, a partir de escarro de pacientes com Tuberculose Multibacilar
Autores:Souza, M.A, (PPGFC/UFAM - Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasUNINORTE - Centro Universitário do Norte) ; Salem, J.I. (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Antunes, I.A. (SUSAM - Policlínica Cardoso Fontes) ; Ogusku, M.M. (INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) ; Sadahiro, A. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A Tuberculose (TB), é doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, sendo considerada um grave problema de saúde pública. Além disso, M. tuberculosis resistentes aos fármacos foram documentados em vários países. A resistência à Isoniazida e Rifampicina, fármacos fundamentais no Esquema Básico de Tratamento, caracteriza a TB multirresistente. Assim, a identificação de M. tuberculosis resistentes é imprescindível para instituir a antibioticoterapia ideal para o paciente, seja por testes bacteriológicos ou moleculares. Para Isoniazida, as mutações associadas à resistência em M. tuberculosis foram descritas, principalmente nos genes katG e inhA. A resistência à Rifampicina foi associada às mutações no gene rpoB. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho da PCR Multiplex Alelo Específico (PCR-MAS) em amostras de escarro de pacientes com TB multibacilares. A PCR-MAS teve como alvos: os genes katG, inhA e rpoB. O DNA foi extraído a partir de amostras de escarros (n=42) fluidificadas com NaOH (técnica de PKO). A concordância entre a PCR-MAS e o método fenotípico de Redução de Nitrato foi avaliada utilizando o índice Kappa e a análise de associação, entre as mutações gênicas e a resistência fenotípica aos fármacos, foi realizada pelo teste exato de Fisher. Dos isolados de M. tuberculosis submetidos aos testes de sensibilidade pelo Método da Redução do Nitrato, 16,7% foram resistentes à Isoniazida, 2,4% à Rifampicina e 7,1% a ambos os fármacos. Para Isoniazida, a PCR-MAS apresentou fraca concordância (Kappa=0,0488), co-positividade=20,0%, co-negatividade=84,4%. Já para Rifampicina, a PCR-MAS apresentou boa concordância (Kappa=0,7237), co-positividade=75,0%, co-negatividade=97,4% e p=0,0014 (Teste Exato de Fisher). Portanto, os resultados da PCR-MAS, a partir de amostras de escarros de pacientes com TB multibacilar, foram satisfatórios e sugerem que a técnica pode ser útil para monitorar e pesquisar a resistência à Rifampicina em M. tuberculosis, por ser um teste rápido, reprodutível e de menor custo.