27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:119-1


Poster (Painel)
119-1Caracterização de cepas de Staphylococcus aureus meticilina sensíveis, isolados de leite de vacas com mastite, por PFGE e spa typing
Autores:Silva, N.C.C. (UNESP - Universidade Estadual PaulistaUNIRIOJA - Universidad de La Rioja) ; Guimarães, F.F. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Gómez-Sanz, E. (UNIRIOJA - Universidad de La Rioja) ; Gomez, P. (UNIRIOJA - Universidad de La Rioja) ; Manzi, M.P. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Budri, P.E. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Langoni, H. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Rall, V.L.M. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Torres, C. (UNIRIOJA - Universidad de La Rioja)

Resumo

A mastite bovina é uma das doenças mais importante para a indústria de laticínios em todo o mundo, e está associada com dor e redução do bem-estar dos animais afetados. A mastite causa perdas econômicas devido à redução da produção de leite, descarte de leite, e uso de antibióticos. No Brasil estudo epidemiológico em leite bovino é escasso. Os objetivos deste estudo foram analisar cepas de S. aureus meticilina sensíveis (MSSA) isoladas de vaca com mastite por spa typing e por gel de eletroforese em campo pulsado (PFGE) nas cepas de mesmo spa typing. Foram avaliadas 1484 amostras de leite com mastite e a identificação de S. aureus foi realizada por técnicas microbiológicas e moleculares. Nas cepas que apresentaram catalase, coagulase e DNAse positivas, foi realizada a pesquisa do gene nuc específico para S.aureus, para cepas positivas a esse gene foi detectado e sequenciado o gene spa. PFGE foi realizado em uma cepa por vaca que apresentaram o mesmo spa typing. Foram detectados 56 MSSA (3,7% das amostras) em 32 animais e foram detectados dois novos spa-types, t10852 (n=1) e t10856 (n=6), além dos spa-types t002(n=1), t605 (n=25), t127 (n=21), t1784 (n=1) e t2066 (n=1). Foi analisadas por PFGE as amostras com spa-type t10856, t127 e t605 que se apresentaram como “closelyrelated” dentro de um mesmo spa-type. A frequência de S. aureus nas amostras é baixa e o estudo observou dois spa-types novos e os spa-types mais frequentes foram o t605 e t127 bastante comum em amostras bovinas, sendo encontrado em outros estudos no Brasil e outros países. A análise por PFGE confirmou os dados obtidos pelo sequenciamento do gene spa, não havendo diferenças entre as cepas. As duas metodologias são importantes para a caracterização molecular, porém o PFGE, apesar de seu alto poder discriminatório, não pode ser comparado com outros estudos como ocorre com o spatyping.