27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:117-2


Poster (Painel)
117-2Avaliação da formação de biofilme em isolados de Listeria monocytogenes provenientes de uma planta de abate de frangos
Autores:Gandra,T.K.V. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; SCHNEID,I. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; VOLCAN,D.S (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; SILVA,W.P. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Listeria monocytogenes é um micro-organismo causador de doenças transmitidas por alimentos que apresenta letalidade em torno de 30% nos indivíduos situados em grupos de risco. Considerando os alimentos, principais fontes de contaminação por L. monocytogenes, uma preocupação para a indústria é a capacidade deste patógeno em resistir a etapas de processamento, além de apresentar alta capacidade de colonização em superfícies e de formar biofilmes. O objetivo do trabalho foi avaliar a capacidade de adesão de L. monocytogenes isoladas da linha de abate de frangos (carcaça e ambiente). Onze isolados de L. monocytogenes pertencentes à bacterioteca do Laboratório de Microbiologia de Alimentos - UFPel, provenientes de linha de abate de frangos, considerando diferentes pontos de isolamento e/ou sorotipos, foram avaliados em triplicata, quanto a capacidade de adesão utilizando-se microplacas. Os isolados cultivados em TSA-YE, a 37ºC, overnight, foram padronizados na escala 0,5 de MacFarland e 20µL de cada inóculo foi transferido para três poços da microplaca contendo 180µL de TSB-YE 1% glicose para crescimento a 37ºC por 24h. Em seguida, cada poço foi lavado 3 vezes com 300µL de PBS para a retirada das células não aderidas, seguido de fixação com metanol. Após secagem, 150μL de cristal violeta foram adicionados em cada poço. As microplacas foram, então, lavadas com água e secadas com ar quente. Em seguida, 150μL de etanol 95% foram adicionados por 30 min. Após esse tempo, a densidade óptica (DO) a 595nm de cada amostra foi mensurada por espectrofotometria. Observou-se que 81% dos isolados apresentaram capacidade de aderência na microplaca, formando biofilme. Entre os isolados formadores de biofilme, L. monocytogenes 4e, isolada de uma carcaça de frango após a etapa de evisceração, apresentou o maior valor de DO (média de 0,43). Além disso, este isolado diferiu significativamente (p<0,01) dos demais isolados do ambiente, que apresentaram médias de DO mais baixas, entretanto, não diferiu significativamente dos demais isolados de alimentos indiferente do sorotipo ou da fonte de isolamento. Pode-se concluir que isolados de L. monocytogenes provenientes da linha de abate de frangos apresentam capacidade de formar biofilme, podendo persistir e se disseminar na planta de processamento.